Connect with us

São Julião

Pela primeira vez, São Julião conquista certificação do Selo Ambiental. Veja!

Publicado

em

São Julião, município localizado a 405 km da capital do Estado, conquistou, pela primeira vez, a certificação do Selo Ambiental 2021. O resultado foi divulgado no final da tarde desta última quarta-feira (08/09) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), que configura a adesão das cidades piauienses ao ICMS Ecológico.

A gestão municipal, que tem a frente o prefeito Dr. Samuel Alencar e o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, recebeu o Selo C, pela pontuação de 65 pontos, na primeira participação do município no processo de habilitação, e logo conseguiu êxito, diante das diversas ações desenvolvidas em prol da preservação dos diferentes tipos de ecossistemas, e melhoria da qualidade de vida da população sãojuliãoense.

Para o prefeito Dr. Samuel Alencar, a intenção da gestão não era de fato buscar o ICMS, e sim oferecer bem-estar a população e proporcionar um ambiente saudável e ecologicamente sustentável para os munícipes, mas destaca que conseguir o Selo é motivo de orgulho, especialmente pelo trabalho realizado em equipe em prol da preservação do meio ambiente. 

Dr. Samuel Alencar

“A nossa gestão trabalha unida em prol da população, e ganhar pela primeira vez essa certificação do Selo Ambiental é motivo de orgulho, e isso irá possibilitar e motivar cada vez mais o município a continuar desenvolvendo importantes ações na política em favor da preservação ambiental. Agradeço a todos os profissionais envolvidos que contribuíram com a conquista, em especial aos jovens que integram a Coordenação do Meio Ambiente: Carlos Ramon, Lourival e Andréa, pelo esforço e comprometimento. Parabéns!”.

Representando a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Coordenação do Meio Ambiente, o coordenador Carlos Ramon, explica que Selo Ambiental gradua uma administração que tem por foco um pleno crescimento sustentável e informa que a Coordenação vem desempenhando um trabalho contínuo.

“Estamos sempre em busca de soluções para os problemas ambientais, em relação a diagnósticos, planejamentos para ser superado essas questões, além do calendário de eventos, que tem como intuito educar a população em relação a questões ambientais, de preservação e ecologia”, disse.

Publicidade
Coordenador Carlos Ramon

Em continuidade, o coordenador elencou algumas das ações desenvolvidas em prol da população que resultou na certificação do Selo Ambiental.

“As ações realizadas em São Julião, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, e nós que integramos a Coordenação promovemos atividades e campanhas educativas sobre atividades de controle das fontes de poluição, como: sonora, visual atmosférica, através de panfletagem; realizamos visitas aos mananciais e rios do município para posterior replantio das matas ciliares; plantio de mudas de ipês roxos, amarelos e silvestres nas margens da Avenida Joviano Maximino de Alencar; limpeza e coleta de lixo nas praças e logradouros públicos do município”, explicou.

Carlos Ramon, Lourival Barbosa e Andréa Franco

Todas as ações realizadas em São Julião, contou com a participação direta do Coordenador do Meio Ambiente, Carlos Ramon; e dos Assessores Técnicos de Infraestrutura, Lourival Barbosa e Andréa Franco.

“Além da gente que integra a Coordenação do Meio Ambiente, Dr. Samuel e Dr. Leonardo foram peças chaves para todo o processo, pois ambos foram a campo e nos ajudaram em toda a execução. A parte administrativa agradecemos por todo o suporte logístico, além da atuação legal do Dr. Isaac Benevides”, disse Carlos Ramon.

O Selo Ambiental é o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente. Sendo condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico. Por sua vez, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS, desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

RESULTADO DO ICMS ECOLÓGICO

Na avaliação, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental foram: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais e Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação; Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

Facebook

MAIS ACESSADAS