Connect with us

São Julião

Prefeitura de São Julião abre oficialmente a II Semana do Bebê

Publicado

em

Com o tema: “Um novo olhar para o pleno desenvolvimento da primeira infância”, a Prefeitura de São Julião através das Secretarias Municipais e da articulação do Selo UNICEF, deu início na noite deste último domingo (20/11), a II Semana do Bebê.

A abertura oficial ficou sob responsabilidade da Secretaria de Educação com participação da equipe da Paróquia Imaculada Conceição, onde desenvolveram o Cantinho da Criança, com momento de oração, atividades lúdicas, histórias com fantoches, personagens infantis, leitura de livros, brincadeiras e pintura faciais.

O encontro aconteceu no Auditório da Educação e reuniu crianças de várias idades.

Inicialmente a coordenadora da Educação Infantil, Joana (Nanda), apresentou um conto sobre A menina Bonita e o laço de fita, que teve como objetivo falar sobre a diversidade cultural e a consciência negra.

A assistente social e articuladora do Selo Unicef, edição 2021-2024, Jade Alencar, falou sobre a importância do evento para o município e agradeceu a ajuda da comissão intersentorial.

“A Semana do Bebe é uma das ações que somos orientados a fazer pelo Unicef, onde podemos olhar atentamente para a primeira infância e contribuir com a realizações de ações que atendam a este público. Temos uma comissão intersetorial que juntamente com a articulação do Selo Unicef planeja, articula e executa tudo aquilo que é proposto e iremos desenvolver uma programação especial para o nosso público”, disse a articuladora.

A secretária de Educação, Valdinara Almeida, agradeceu aos pais por levarem seus filhos para participar das atividades.  

“Agradeço a todos os alunos e professores, pais que trouxeram suas crianças para participar da nossa II Semana do Bebe. A Semana é dedicada a todas as crianças, gestantes e mulheres puérperas e ao longo das atividades espero a participação de todas. Muito obrigada!”.

Além das presenças já citadas, participaram do Cantinho da Criança, a subsecretária de Educação, Lídia Carvalho; a visitadora do PCF, Igermânia; a coordenadora do Busca Ativa Escolar, Louridânya; a representante do Conselho Tutelar, Sisi Deus; a mobilizadora do Nuca, Thays Cavalcante; e as coordenadoras da Educação Infantil, Shirleyde e Nanda.

Nesta segunda-feira (21) ainda sob coordenação da Secretaria de Educação, aconteceu à apresentação de projetos desenvolvidos na educação infantil, onde podemos citar a Maleta Viajante, Folclore, Meio Ambiente e Identidade, projetos que visam ampliar o protagonismo e o desenvolvimento integral da criança.

Pela manhã, a atividade aconteceu na Creche Maria Irmã Edamala. Durante a tarde, na Creche Maria Vitória.

A II Semana do Bebê em São Julião segue até a sexta-feira, 25 de novembro, com palestras, rodas de conversas, e ainda, com algumas ações que serão realizadas por meio das equipes das Secretarias Municipais.

_Programação

Amanhã, dia 22, a Educação irá prosseguir com a apresentação de projetos nas Unidades Escolares Vitalino Sabino e Roldão de Alencar Bezerra, com os alunos do ensino infantil.

Publicidade

Na quarta-feira (23) acontece pela manha, uma roda de conversa para as gestantes do PAIF e acompanhadas pela ESF, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, no auditório da Educação, às 08h30.

O encontro terá como tema: “A importância do pré-natal, aleitamento materno e alimentação saudável”, e será conduzido pela nutricionista Yasmim Júlia e a enfermeira Andreza.

Em continuidade, a partir das 15h, a psicopedagoga Regina Maura irá ministrar uma palestra para as mães e responsáveis acompanhadas pelo Programa Criança Feliz (PCF), no Auditório da Educação.

Na oportunidade, a psicopedagoga irá tratar sobre “A importância do Fortalecimento dos Vínculos Familiares na Primeira Infancia”.

Na quinta-feira (24) acontece uma roda de conversa para a equipe intersetorial do município, que irá abordar a temática “Orientações sobre a prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e adolescente”, no Auditório da Educação, às 09h.

Publicidade

A organização da roda de conversa é responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e será conduzida pela assistente social e subsecretária da pasta, Flaviana Alzira.

Encerrando a II Semana do Bebê, na sexta-feira (25), a programação inicia às 08h30, com a abertura e apresentações culturais. Às 09h, tem inicio a apresentação das ações realizadas ao longo da Semana do Bebê. Logo após, acontece dinâmicas, entrega de brindes e kits de enxovais. O evento finaliza com a entrega simbólica da Chave do Bebê Prefeito.     

Confira as imagens:

ABERTURA – CANTINHO DA CRIANÇA

II Dia – Manhã

II DIA – Tarde

Facebook

MAIS ACESSADAS