Connect with us

São Julião

Prefeitura promove “1º Encontro de Benzedeiras e Curandeiras Populares de São Julião”

Publicado

em

Em reconhecimento pela relevância histórica, social e cultural das benzedeiras em suas práticas terapêuticas de cunho popular, em que usam o poder da fé no sagrado e dos saberes milenares de ervas e chás medicinais, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com as secretarias de Educação e Cultura promoveram nesta quarta-feira (01/09), o “1º Encontro de Benzedeiras e Curandeiras Populares de São Julião”.

O Encontro de Benzedeiras faz parte das ações do “Projeto: Benzedeiras-Fé e Cura no Sertão: ações de preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural local”, de autoria do historiador e escritor Itamar da Silva Lima, que tem como carro-chefe o Livro: Benzedeiras-Fé e Cura no Sertão: relações entre ciência, espiritualidade e saúde, que vem sendo lançado com sucesso.

Em São Julião, o evento sociocultural teve como objetivo homenagear as benzedeiras do município pelos relevantes serviços prestados para a sociedade.

A solenidade foi conduzida pela subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira, que inicialmente falou sobre a proposta do evento e como ela foi bem recebida pelo prefeito Dr. Samuel e pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaíse M. Fontes, que não mediram esforços para a realização do mesmo.

Subsecretária de Assistência Social – Flaviana Alzira

“Nós estamos acostumados a ver doutores, médicos e políticos receberem Títulos de Cidadão, e nunca vimos aqui benzedeiras, mulheres simples, da nossa comunidade receber esta homenagem e vocês sempre prestaram um serviço bastante relevante no município, quando muitas vezes não tinha ninguém se quer para ir até essas comunidades carentes para ajudar e tinha as benzedeiras ali para acolher uma mulher, uma criança”, explicou Flaviana.

Além das benzedeiras, as Agentes Comunitárias de Saúde foram convidadas especiais do evento, considerando o seu relevante papel que atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre os serviços e formas de acesso ao Sistema Único de Saúde.

Publicidade

Em continuidade, todos os presentes participaram da palestra ministrada pelo historiador e escritor Itamar da Silva Lima, intitulada como: “Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão”, que carrega o nome do seu livro.

Palestra

Iniciando os pronunciamentos, o prefeito Dr. Samuel Alencar, falou sobre a história das benzedeiras, bem como a sua importância para o povo. Compartilhou vivencias, relembrando fatos e benzedores que fizeram parte da sua infância como, por exemplo, o seu Joaquim “Seu Cozim” (in memorian).

Dr. Samuel Alencar

“As benzedeiras propiciam através da reza, da fé em Deus, o bem para o próximo, como remédio espiritual e esse remédio que é invisível aos nossos olhos, mas que chega a todos. E eu, como gestor me sinto muito honrado em poder proporcionar e participar deste momento tão especial, pois, acredito que todos nós já passamos pela experiência de receber a reza de um benzedor mesmo que tenha sido na infância”, disse.

Na oportunidade, o gestor ainda informou em primeira mão que a Gestão Municipal irá fazer a “Carteirinha dos Benzedores e Benzedeiras de São Julião”, pois, os mesmos fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde.

“Através da fé, do amor e da reza vocês propiciam o bem a todos nós. Os benzedores têm a mesma importância dos profissionais de saúde, cada um com o seu ofício. Sejam todos bem-vindos e o que depender e precisar da Prefeitura em nome de todos nós, estaremos aptos para ajudar”, justificou o gestor Dr. Samuel.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, reforçou valorização deste ofício e da cultura tão presente no município, ressaltando a importância das benzedeiras.

Sec. de Assistência Social – Thaíse Moura Fontes

“A nossa gestão se sente honrada em conceder esse certificado de honra ao mérito a essas mulheres que são guerreiras. Mulheres de fé, que com suas rezas e crenças foram muitas vezes socorro na vida do nosso povo. Então, estamos aqui reunidos para e falo sobre a importância do trabalho de vocês, na nossa cultura e na nossa vida social como cristã, mulher, filha, esposa e mãe. Estou com o coração cheio de alegria por poder proporcionar a vocês, pessoas que lutam para trazer um pouco de conforto e fazer o bem da vida para outras pessoas essa singela homenagem”, disse.

De acordo com o primeiro levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social de São Julião, o município possui cerca de 40 benzedeiras e benzedeiros.

Para o vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha, a realização deste evento alusivo às benzedeiras é o pioneiro no Piauí, pois acredita que em nenhum outro local houve um momento exclusivo como este, e finalizou a sua fala destacando que o ofício de benzedeira é um dom dado por Deus.

Dr. Leonardo Rocha

“Vou chamar este ato de uma profissão muito importante, pois acho que é um dom que Deus dá ao homem e a mulher, que é o dom da cura através da fé, que é maior e se sobrepõe a qualquer outro tipo de situação”, pontuou.

A secretária de Cultura, Welyda Ramos, parceira na realização do encontro parabenizou todas as benzedeiras pelo ofício e relatou que sempre foi bem recebida em todas às vezes que precisou de uma oração.

Publicidade
Sec. de Cultura – Welyda Ramos

“Quero dizer que vocês são de muita importância, principalmente para quem é mãe, eu particularmente conheço algumas e admiro muito o trabalho de vocês, um trabalho social com muita fé, religiosidade, sempre recebe a gente com muita dedicação e muita fé, e nós temos muita fé também na oração de vocês”, destacou.

Representando todas as benzedeiras presentes, a Dona Laurinda, agradeceu pelo reconhecimento e parabenizou a gestão. “Que Deus abençoe todos nós que estamos aqui, os professores, as agentes de Saúde, o prefeito, a mulher do prefeito, enfim a todos. O momento foi especial e estamos muito felizes pela homenagem”, disse.

Dona Laurinda

Por fim, o historiador e escritor Itamar da Silva Lima, fez a sua avaliação sobre o evento, destacando que supriu todas as expectativas, parabenizando a gestão pelo reconhecimento das benzedeiras e pela receptividade.

Historiador e escritor Itamar da Silva Lima

“O “1° Encontro de Benzedeiras” foi um sucesso total! Os participantes do evento: Benzedeiras, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), professores visitantes, foram super acolhedores e carinhosos. Que aconchego bom! O evento foi sensacional e cumpriu a sua meta, que é valorizar, promover a cultura do povo, representada pelas benzedeiras, personagens centrais de todo o evento. Eu, juntamente com meu irmão Paulo de Tássio, estamos saindo desse evento ainda mais fortalecido na fé em Deus. Estamos todos felizes com o resultado do evento! Muito obrigado a todos os gestores e profissionais responsáveis pela organização do evento. Gratidão!”, disse.

Ao final do encontro, todas as benzedeiras receberam Menções Honrosas, e foram agraciadas pela Gestão Municipal com o livro do historiador e escritor Itamar da Silva Lima.

Paralelo às homenagens, ainda houve um momento especial onde às benzedeiras demostraram o seu ofício através de uma reza.

Cantor Paulo de Tássio recebendo uma oração

_Presenças

Fizeram parte da composição da mesa de honra o prefeito Dr. Samuel Alencar e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha; as secretárias Wellyda Ramos (Cultura); Valdinara Almeida (Educação); Ceicinha Araújo (Saúde); Ana Célia (Agricultura); a subsecretária de Educação, Lídia Carvalho; os vereadores, João Neto Leal e Acelino da Regina; o Pe. Francisco Ramires; o procurador geral da Prefeitura, Dr. Isaac Benevides; o cantor Paulo de Tássio, (irmão do Palestrante do Evento); o Presidente de Comissão Permanente, Dalton Rocha, e a Coordenadora do CRAS, Elayne Costa.

Mesa de Honra

Além das presenças citadas, registraram presença, a psicopedagoga Regina Maura, a Coordenadora do SCFV, Clarisse Sobrinho, os membros da Academia de Letras da Região Vale do Riachão – Alvar, o professor e escritor Francisco Diassis e a professora Raimundinha Alencar.

_Conheça sobre o Livro: “Benzedeiras: Fé e Cura no Sertão”

O livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao longo da história, a carência em Serviços de Saúde Pública e gratuita no Brasil.

As benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício, pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura.

Publicidade
Escritor entregando seu livro para Benzedeira

Diversos estudos na área médica reconhecem o papel da fé e da crença nos tratamentos ministrados como um componente que auxilia no processo de tratamento e cura dos pacientes. A fé, o saber popular e o saber médico não se excluem, mas se complementam. Observa-se nas comunidades estudadas a existência de um hibridismo cultural entre práticas de cura popular e a medicina convencional.

Sobre o autor

Itamar da Silva Lima nasceu em Picos-PI em 29 de setembro de 1987. Foi coordenador pedagógico e professor de escolas municipais. Atualmente é professor de História na rede pública de ensino do estado do Piauí; Coordenador de Cultura da cidade de Monsenhor Hipólito-PI; presidente da ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS INDEPENDENTES DE MONSENHOR HIPÓLITO-PI (AMIMHPI), MEMBRO da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR); PRODUTOR DO CANTOR PAULO DE TÁSSIO. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó-FACEC. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Pós-graduado em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação PROGRAMUS.

Itamar da Silva Lima

Apresentou estudos na área de História em diversos eventos acadêmicos e culturais na região Nordeste do Brasil. Itamar da Silva Lima destacou-se durante o curso de graduação na UFPI como um estudante dedicado às atividades acadêmicas. Fez parte de programas de pesquisa, como o de Iniciação Científica Voluntária (ICV), e de programas de formação de professores, como o PIBID.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS