Connect with us

São Julião

Rodas de conversa e jogo de futsal marcam ações de prevenção do câncer de mama em São Julião

Publicado

em

Em alusão ao “Outubro Rosa: Mês de Prevenção do Câncer de Mama”, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma séria de ações, que visam à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Em São Julião, o foco da campanha é a prevenção, por se tratar de uma doença que avança com o tempo e que o diagnóstico precoce  aumenta as chances de cura. Nesse sentido, no município a campanha busca incentivar sobre a importância da prevenção da doença,  por meio de informações, da realização do autoexame e de exame de mamografia.

A secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, falou sobre a importância da campanha e como ela será trabalhada no município.

“Para este mês em que estamos trabalhando a campanha do Outubro Rosa, preparamos uma programação diversificada, mas com o mesmo objetivo, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os nossos encontros estão acontecendo com diálogos informativos, simples e esclarecedor para que dessa forma o nosso público-alvo consiga entender e tirar todas as dúvidas a cerca do tema. Além de incentiva-las sobre a importância dos exames de rotina, bem como da realização do autoexame”, explica.

Iniciando a programação, nesta última segunda-feira (11) a enfermeira Gislany Rocha, realizou uma Roda de Conversa, na ESF Fujona. Na oportunidade, a enfermeira falou sobre o objetivo da campanha e a importância do autoexame para o seu público-alvo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-11-at-09.34.03.jpeg

“Durante o encontro pude explicar para as mulheres que a detecção e o tratamento em fase inicial aumentam as chances de cura da doença. Por isso, devemos valorizar esse cuidado e manter como prioridade a realização dos exames e consultas de rotina”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-13-at-11.26.33-1.jpeg
Equipe ESF Fujona

Em continuidade, na terça-feira (12) foi promovida uma orientação para as mulheres sobre o câncer de mama, na ESF Mandacarú. A conversação foi mediada pela enfermeira Joice Araújo e contou com a participação do Dr. Aglauber.

Na conversa com as mulheres, Dr. Aglauber salientou a importância de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. “Quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura”, exemplificou.

Publicidade

Ainda sobre o assunto a enfermeira Joyce Araújo, na sua fala explanou que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo e também no Brasil.

Enfermeira Joyce Araújo

“A detecção precoce do câncer de mama visa a identificar a doença em fase inicial, seja por meio do diagnóstico precoce, estratégia dirigida às mulheres com sinais e sintomas suspeitos da doença, ou do rastreamento monográficos, exames de rotina em mulheres assintomáticas em faixa etária e periodicidades definidas”, disse.

Após a orientação e entrega de lembrancinhas, houve solicitação de mamografias, exame recomendado para mulheres de 50 a 69 anos de acordo com o Ministério da Saúde.

Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, a Secretaria de Saúde promoveu na noite desta terça-feira (12), um jogo de futsal feminino entre os times Veteranas e Águias Brancas, no Poliesportivo José Bento de Sousa.

“Os jogos femininos acontecem semanalmente, todas as segundas e quartas-feiras. Gentilmente as jogadoras aceitaram que a gente fosse participar, agregando conhecimento ao jogo. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre a importância da campanha do Outubro Rosa, que é a respeito da prevenção câncer de mama. Agradeço a vocês por nos permitirem fazer parte deste momento. Queria dizer que hoje todas nós vamos sair ganhando, é um jogo diferente. Vamos sair ganhando em questão de saúde e de conhecimento. Em relação à partida de futebol desejo as equipes boa sorte!”, disse a secretária.

Para receber os times e os torcedores, a pasta preparou um lanche e decorou uma parte do local com balões rosa alusivo a campanha.

Antes do jogo, houve um momento direcionado para incentivar sobre a campanha em prol da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, realizado pela enfermeira Keyla Bezerra, que também é jogadora de futsal e integra o time Veteranas.

Enfermeira Keyla Bezerra

“O câncer de mama tem a maior incidência em mulheres no mundo. No ano de 2020, tivemos dois milhões de novos casos, então é importante que a gente conheça os sinais e sintomas de um possível diagnóstico para buscarmos ajuda. E quais são os sinais e sintomas? O inchaço que fica na pele com aspecto de casca de laranja, os furinhos redondos na mama, a infecção do mamilo, a saída de secreção, vermelhidão, nódulos. Então, qual a importância de fazer o exame? É justamente o diagnóstico precoce que irá contribuir para que o paciente tenha chance de cura, por isso realizem o autoexame e façam a mamografia”, incentivou.

Em relação ao câncer de colo de útero, a enfermeira informou que todas as terças-feiras estão sendo realizados no Centro de Saúde, exames de prevenção, o Papanicolau, que identifica alterações no colo do útero e previne o aparecimento de câncer. Nessa ocasião também é feito o teste de Schiller, que mostra no ato de exame se há alguma lesão no colo do útero.

_Sobre o jogo

De acordo com as informações, as Águias Brancas apresentaram uma ampla vantagem durante o primeiro tempo.

De volta à quadra, no segundo tempo as Veteranas se esforçaram e tentaram virar o jogo, mas não obtiveram êxito. O placar final foi Águias Brancas (07) x Veteranas (06).

Equipe Águias Brancas

Prestigiaram o jogo de futsal, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o secretario de Esportes, Josean Pereira; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Ramon; a psicóloga do CRAS, Débora Barros e a assistente social, Jade Alencar.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda acontecerá novas ações. As mesmas serão informadas a população através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de São Julião.

Confira as imagens do encontro na ESF Fujona:

Publicidade

Confira as imagens do encontro na ESF Mandacaru:

Confira as imagens do Jogo de Futsal:

Facebook

MAIS ACESSADAS