Connect with us

São Julião

São Julião promove ações do “Setembro Amarelo” e alerta para valorização da vida

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Educação e Assistência Social promoveu rodas de conversas e palestras voltadas à campanha “Setembro Amarelo: Mês da Valorização da Vida”.

Os encontros aconteceram de 26 a 29 de setembro, tendo como público-alvo estudantes da rede municipal de ensino; crianças e adolescentes do NUCA e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A iniciativa teve como objetivo de conscientizar os públicos a respeito do suicídio e dar maior visibilidade à importância da prevenção ao mesmo e do cuidado com a saúde mental.

O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira (26) para os alunos da U. E. Roldão de Alencar, e foi conduzido pela psicopedagoga da Educação, Tatiane Rocha.

Na terça-feira (27) a psicopedagoga Tatiane Rocha realizou a conversação na U. E. Vitalino Sabino.

Em ambos os encontros, a palestrante explanou sobre os sinais de alerta, fatores de risco, fatores de proteção ao suicídio e à saúde mental da população.

Seguindo a programação, no dia 28 de setembro, aconteceu o encontro para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga Leyde Carvalho e pela assistente social, Joselma Lopes, ambas profissionais da Saúde.

Publicidade

Ainda no dia 28, aconteceu a roda de conversa com os adolescentes do NUCA. O momento teve a participação da psicóloga Leyde, da mobilizadora do NUCA, Thays Cavalcante e da assistente social, a conselheira tutelar Sisi Deus e a articuladora do Selo UNICEF, Jade Alencar.

Durante o encontro além de discussões a cerca da valorização da vida, houve brincadeiras e entrega de lembrancinhas.

A psicóloga da Assistência Social, Débora Barros, foi a responsável pelos encontros nas Unidades Escolares Severiano Gomes e Joviano Maximino de Alencar, onde falou sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Encerrando a programação, a psicóloga Leyde Carvalho, se reuniu com os alunos da U. E. Antônio Rodrigues.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-09-29-at-17.10.17-1024x604.jpeg

A secretária de Saúde, idealizadora da programação agradeceu a todas as secretarias e profissionais que abraçaram a campanha e participaram dos encontros.

Secretária de Saúde Conceição de Maria

“Quero agradecer de coração a todas as profissionais que participaram da ação. O nosso intuito além de detectar possíveis pacientes com sinais de adoecimento mental, é acolher, é escutar e encaminhar para que recebam atendimento, acompanhamento e tratamento especializados oferecidos pelo município, construindo assim uma rede efetiva e afetiva e mostrar para todos os alunos, pacientes e a população em geral que eles não estão sozinhos e que temos uma rede pronta para ouvi-los”, disse a secretária.

Confira as imagens:

U. E. Roldão – 26/09

U. E. Vitalino Sabino – 27/09

GRUPO CAPS – 28/09

NUCA – 28/09

U. E. Severiano e Joviano – 28/09

U. E. Antônio Rodrigues – 29/09

Facebook

MAIS ACESSADAS