Connect with us

São Julião

São Julião promove encontro com a nova composição do NUCA edição 2021/2024

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião deu início as ações em busca do reconhecimento do Selo Unicef, como município aprovado. Uma importante etapa para que o município conquiste mais uma vez a aprovação do Selo UNICEF é a formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, edição 2021 – 2024 .

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas.

Pensando nisso, a Articulação Municipal do Selo Unicef realizou na noite desta última terça-feira, 14 de setembro, o primeiro encontro para formação do grupo NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, para fortalecer as políticas públicas e buscar garantir os direitos das crianças e adolescentes, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Encontro NUCA em São Julião

Neste primeiro momento, além da realização dos cadastros, houve a apresentação da articuladora do Selo Unicef, Jade Alencar, que explicou que o mesmo é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes.

Assistente Social e Articuladora do Selo UNICEF, Jade Alencar.

“Como parte da metodologia do selo Unicef, os municípios participantes dessa iniciativa são convidados a implantar o NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes, que são grupos compostos por, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em um espaço democrático de exercício da cidadania dos mesmos”, explicou Jade Alencar.

Nesta edição, a Mobilizadora do Nuca é Thays Cavalcante, que junto a articuladora do Selo Unicef, preparou um ambiente receptivo para acolhida das crianças e adolescentes.

Mobilizadora do NUCA – Thays Cavalcante

“O cadastramento foi um sucesso, a meta foi cumprida e o grupo formado. Os adolescentes a partir de agora serão referência para o município e representantes tanto para a sociedade quanto para outros adolescentes”, disse a mobilizadora Thays Cavalcante.

O encontro ainda contou com a participação da psicopedagoga da Educação, Tatiane Rocha, que aproveitou a oportunidade para falar sobre a campanha “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio”.

Psicopedagoga da Educação, Tatiane Rocha

Por fim, houve a realização de uma dinâmica onde os integrantes puderam aprender sobre os direitos que os adolescentes devem ter acesso, e foi entregue uma lembrancinha simbólica.

Em entrevista a redação do Cidades na Net, o prefeito Dr. Samuel, reafirmou o compromisso em continuar desenvolvendo políticas públicas que venham beneficiar as crianças e os adolescentes do município.

Publicidade
Prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar

“O NUCA têm um importante papel no município, pois, através dele temos um canal de escuta, de diálogo que possibilita sabermos o que os jovens pensam. Eles podem contribuir de inúmeras formas, avaliando, sugerindo e contribuindo para que melhoremos a cada dia. E eu, como gestor fico extremamente feliz em saber que a nossa juventude está presente, participando das atividades em um espaço democrático de exercício da cidadania, por isso continuarei fazendo meu papel e contribuindo com os projetos e ações”, afirmou o gestor.

De acordo com o histórico de municípios que já receberam o Selo UNICEF, disponibilizado no Site Oficial, São Julião- PI foi certificado nas edições: 2007-2008, 2009-2012 e 2017-2020, e segue em busca da sua 4ª aprovação nesta edição 2021-2024.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS