Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Saúde divulga análise de dados sobre monitoramento de prevenção à Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta última quinta-feira (28), a primeira análise de dados sobre o monitoramento de pessoas que chegaram ao município no período de Covid-19.

A análise divulgada pela Saúde em parceria com os Agentes de Saúde compreendem de 13 de março a 29 de abril, neste período 191 pessoas chegaram ao município e foram monitoradas e orientadas a seguirem as medidas determinadas pelos órgãos de saúde.

Segundo os gráficos a prevalência de casos monitorados é do sexo masculino, ocupando 66%, e apenas 34% compreende ao público feminino.

Os dados também apontam que 98% das pessoas que chegaram a São Julião não apresentaram sintomas de síndromes gripais, apenas 2% se queixaram de algum desconforto.

A maior incidência de percentual monitorado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi registrada na Sede com 64%, seguida da ESF do povoado Mandacaru com 25%, e a ESF da localidade Fujona registrou 11%.

Publicidade

O demonstrativo gráfico sobre a origem das pessoas que chegaram a São Julião, informam que a maior parte que compreende a 28% são oriundos de outras cidades do Piauí, seguidos de São Paulo com 18,30% e Paraná com 14, 60%.

O subsecretário de Saúde de São Julião, Severiano Gomes, que coordenou o processo dos monitorados explicou como acontece o período de monitoramento.

“Todos as foram monitorados durante 14 dias pelos Agentes de Saúde, e recebiam diariamente uma ligação da Secretaria para saber se sentiam algum sintoma, e respondiam um formulário específico. Mas, somente após o período de 14 dias, essas pessoas eram liberadas do monitoramento, mas continuavam seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”, disse Severiano.

A diretora do Centro de Saúde Luis Gonzaga da Rocha, Keyla Rodrigues, que também acompanhou o monitoramento agradeceu a todos os profissionais da Saúde de São Julião, e destacou: “Quero agradecer aos profissionais que atuam diariamente com empenho e dedicação, cuidando da saúde e do bem estar de todos. A nossa equipe está de parabéns. Obrigada a todos!”.

Além dos monitoramentos, a gestão do prefeito Dr. Jonas Alencar desde o inicio da pandemia vem realizando inúmeras ações de prevenção e enfrentamento a Covid-19, dentre elas: barreiras sanitárias, distribuição de máscaras, panfletos educativos, blitz educativas, entregas de EPIs, higienização de ruas e pontos de aglomerações, demarcação de filas em lotéricas, e montagem de consultório específico para pacientes com de síndromes gripais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS