Connect with us

Francisco Macêdo

Saúde de Francisco Macedo promove palestra em alusão ao Outubro Rosa; veja fotos

Publicado

em

O Outubro Rosa é um mês de mobilização em todo país contra o câncer de mama, doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) levou a óbito só em 2020 cerca de 17.825 mulheres em todo o Brasil.

O INCA estima que para cada ano do triênio 2020-2022, o diagnóstico de novos casos de câncer na mama no país seja em torno de 66.280, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Foi pensando nesses dados e na preocupação das mulheres francisco-macedenses, que a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra de incentivo a prevenção do câncer de mama. O evento aconteceu na manhã deste sábado (22) no auditório Francisco das Chagas Alencar com apoio da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim.

A solenidade de abertura ficou a cargo da representante da Saúde, Everalda Pereira, e a palestra por conta da Dra. Luana Dias, médica do Programa Saúde da Família (PSF).

Na ocasião foram dadas orientações e formas de cuidado e de combate ao câncer de mama e no colo de útero, estatísticas sobre a doença também foram divulgadas durante a fala da profissional.

A médica Luana Dias destacou que é muito importante a realização desse tipo de evento com a população, pois é uma chance de alertar a população sobre a doença. “Esse evento é para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, porque muitas vezes, nós, mulheres quando somos diagnosticadas o primeiro sentimento é de medo, mas não podemos recuar, o câncer quando é tratado precocemente tem cura”, enfatizou.

Luana lembrou ainda que esse tipo de câncer é comum nas mulheres. “Em termos de incidência, o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele”, afirmou.

Durante a palestra, uma história de superação chamou atenção dos participantes. A protagonista dessa história é Ismaveth Costa, mulher que lutou e venceu o câncer de mama. Ismaveth lembrou da luta diária contra a doença.

Publicidade

“Eu passei por todo tratamento de quimioterapia, e quando foi em 2021 apareceu alguns caroços em meus seios, realizei novos exames e não acusou nada, e na minha vida eu enfrentei o câncer duas vezes e retornei ao tratamento”, lembrou.

Ismaveth ainda relatou que não desistiu do tratamento e que a força dos familiares e da fé foi importante durante o tratamento. “Passei por várias radioterapias e por uma cirurgia, mas sempre a grandeza de Deus esteve comigo e meu esposo enfrentando as dificuldades do tratamento”, afirmou emocionada.

Ismaveth foi diagnosticada com câncer aos 28 anos, em 2007, fez cinco quimioterapias, passou por uma retirada de mama e outra reconstrução, além de três cirurgias. No ano de 2021, 35 radioterapias foram realizadas e 12 quimioterapias e passará cinco anos tomando medicação.

Para o esposo de Ismaveth, Vicente Coutinho, que também prestigiou o evento, enfatizou que o câncer provoca medo e faz com que a pessoa tente desistir do tratamento a todo custo, mas lembrou que a esposa sempre foi forte.

O encontro também contou com a participação da fisioterapeuta Conceição Bezerra, onde a profissional destacou que o depoimento de Ismaveth foi encantador e lembra que serve como um fortalecimento da luta e fé.

Conceição fez uma atividade com balões com as participantes do local de forma lúdica. Ela destacou a importância da atividade física para combater o sedentarismo na prevenção do câncer de mama e no colo de útero, tão presente na população.

“É muito importante a realização da atividade física como a dança, ciclismo e caminhada e atividades envolvendo carga”, orienta a profissional. No tocante a carga, assim como em outras atividades há necessidade de acompanhamento profissional.

O secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, anfitrião do evento, destacou a importância da prevenção e do comparecimento da população na palestra e reforçou a importância das pessoas realizarem os exames de prevenção.

Além das presenças já citadas, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, também prestigiou o evento. Além dela este presente a vereadora Maria de Denir e demais profissionais de saúde do município.

Vale lembrar também que o câncer de mama não atinge apenas mulheres, os homens também são afetados.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença pode acometer homens, porém é raro, representando apenas 1% do total dos casos.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS