MUNICÍPIOS

Saúde de Santana promove ‘São João do Sus’ e realiza busca ativa de hipertensos e diabéticos na zona rural

Publicado

em

Nesta quinta-feira (07), a Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Brito, localizada na comunidade Barro, zona rural de Santana do Piauí, promoveu ação de Busca Ativa de hipertensos e diabéticos. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas e aconteceu na quadra poliesportiva Francisco José de Almeida.

A realização da busca ativa é uma iniciativa que tem por objetivo capacitar à população no autocuidado com à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença. A ação é incentivada pela gestão da prefeita Maria José por meio da Secretaria de Saúde do município.

Durante o evento da saúde, os profissionais entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeira e médica aferiram a pressão arterial da população, realizaram testes de glicemia, consultas médicas, palestras com orientações sobre prevenção e cuidados e ainda foi servido um café da manhã com comidas típicas juninas, regado a muita animação e músicas.

A enfermeira, Elvira Luz, destacou que o Diabetes Mellitus é uma patologia crônica, mais prevalente no mundo, primeira causa de mortalidade e de hospitalização, e explica a importância de estar promovendo essas ações para comunidade rural.

“Realizamos a triagem para diabetes, através da glicemia capilar em jejum, onde detectamos um número considerável de usuários com alteração nos níveis glicêmicos. Foi um evento grandioso e importante. Todos os profissionais de saúde estiveram presentes no acolhimento de nossos usuários do Sus e encerramos com uma grande confraternização junina”, disse a enfermeira.

O secretário de saúde, Layrton Carvalho, esteve presente na ação e ressaltou a importância do evento.

Secretário Layrton e enfermeira Elvira – Foto: Ascom

“Uma importantíssima ação da saúde. A meta é em estar fazendo o acompanhamento desse público. É uma forma de oferecer qualidade de vida aos nossos pacientes”, frisou.

A senhora Isabel Francisca Rodrigues, da comunidade Lagoa Seca também falou da ação realizada.

Publicidade

“É muito importante para a nossa saúde medir a pressão, ver os resultados dos exames. Sempre gosto de estar participando dessas ações. Verifiquei que está tudo ótimo com minha saúde.”, disse a usuária do Sus.

O evento contou com a participação dos profissionais de saúde da zona rural como médica, enfermeira, técnicos de Enfermagem, agentes comunitárias de saúde, dentista, farmacêutica, assistente social e fisioterapeuta.

Na oportunidade o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou uma ação conjunta com a saúde levando o Cras Itinerante para o evento. No momento foi prestado atendimento com diversos serviços como: Auxílio Brasil; CadÚnico; Projeto Piauí Incluso; Projeto Busca Ativa; Acesso a benefícios eventuais; Atendimento para requerimento e acompanhamento de BPC.

Com informações da Ascom

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile