Connect with us

Francisco Macêdo

Secretaria de Educação de Francisco Macedo mobiliza setores públicos e realiza Busca Ativa Escolar

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Macedo, na gestão do prefeito Novim, através da Secretaria de Educação, realizou a Busca Ativa Escolar (BAE) no município, com a campanha intitulada “Fora da Escola Não Pode”, que tem o intuito de buscar alunos que não compareceram nas matrículas e rematrículas da escola.

A educação do município teve o mês inteiro de novembro do ano passado de matrículas e a primeira semana de janeiro do corrente ano houve a reabertura das inscrições escolares. Agora, do dia 23 ao dia 27 de janeiro, aconteceu a Busca Ativa Escolar.

A mobilização contou com a participação da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e membros do Conselho Tutelar também estiveram presentes na empreitada que percorreu a sede e todas as localidades da zona rural do município.

A secretária de Educação, Reneuda Maria, conta que já é o terceiro ano que o município realiza a Busca Ativa Escolar e fala o objetivo.

“Este já é o terceiro ano que o município investe na Busca Ativa pela Educação, com o intuito de trazer e manter todos os alunos de 0 a 14 na Escola. Bem como, com a EJA (Educação de Jovens e Adultos), ofertar educação para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar”, completou.

A coordenadora da Busca Ativa Escolar, Daniela Sousa, expõe o seu sentimento em realizar a ação e conta o que proporciona.

“O meu sentimento é de dever cumprido. As ações e estratégias da Busca Ativa Escolar, juntamente com nossos parceiros, têm mostrado grandes avanços significativos na educação de Francisco Macedo. Através das visitas domiciliares, conseguimos semear nas pessoas a importância dos estudos e suas possibilidades na sociedade que pertencemos, oportunizando assim o retorno a vida escolar”, destacou a coordenadora.

Busca Ativa Escolar (BAE)

A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF apoia os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

Publicidade

O UNICEF e seus parceiros aproveitam os recentes avanços tecnológicos para conectar os gestores de diferentes setores públicos (Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros), que são encorajados a criar equipes intersetoriais para analisar as causas da exclusão, encontrar soluções para superar cada uma dessas barreiras e, por fim, reintegrar essa criança ou esse adolescente à escola, garantindo a permanência e a aprendizagem.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS