Connect with us

Bocaina

Secretaria de Saúde de Bocaina realiza Audiência Pública para prestação de contas do 2º quadrimestre

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública que teve como objetivo apresentar a prestação de contas referentes ao segundo quadrimestre de 2021, em conformidade com a Lei Complementar Nº 141/2012.

Estiveram presentes na audiência pública o secretário municipal de Saúde, Edilberto Dantas; a vereadora, Goretti Barros; as enfermeiras Maria Rosa e Daniela Macedo; a diretora do hospital municipal, Wanderlene Leal Barros; a secretária de Assistência Social, Antônia Leal; membros do Conselho Municipal de Saúde, as ACS, além dos participantes. A prestação de contas foi apresentada pelo enfermeiro Hamilton da Silva Lacerda.

Segundo informou Edilberto Dantas, outro objetivo da audiência pública era dar cumprimento ao disposto no Art. 36, Parágrafo 5º, da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. De acordo com o gestor, foi apresentado também os relatórios quadrimestrais com todas as etapas e evoluções de todos os programas.

Secretário de Saúde do Município Edilberto Dantas

Em seguida o enfermeiro Hamilton da Silva Lacerda apresentou o monitoramento dos indicadores e seus resultados da programação e da pactuação, onde foi percebido um avanço das metas e indicadores, como também apresentado as produções do SUS, estabelecimentos existentes e as mortalidades além da morbidade local.

Hamilton também falou dos avanços apesar da pandemia dos indicadores do Previne Brasil com ótimo desempenho, indicador sintético final de 8.8 pontos. Em seguida, apresentou ao público presente, o relatório de gestão do SUS relativo ao segundo quadrimestre do ano de 2021. O mesmo ainda falou do montante e fonte dos recursos aplicados no período, das auditorias realizadas e em fase de execução no período, bem como, suas recomendações e determinações.

Publicidade

Palestrante Hamilton da Silva Lacerda

Durante a audiência pública foi apresentada também a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada e foi comparado esses dados com os indicadores de saúde da população do município.

Segunda Plenária Municipal de Saúde de Bocaina

Logo em seguida foi realizada a Segunda Plenária Municipal de Saúde de Bocaina, e segundo o secretário, Edilberto Dantas, a plenária teve como principal objetivo discutir o Sistema Único de Saúde (SUS), e “isso corresponde a dizer do que precisa ser aperfeiçoado, pois como ele é muito amplo no atendimento de todo país, ele termina requerendo alguns ajustes para o bem dos municípios”.

De acordo com o gestor, o público-alvo da plenária foi profissionais da área da saúde, pois são eles que trabalham diretamente com o SUS e precisam estar atentos para as mudanças que ocorrem de maneira necessária. “Então uma plenária como essa ajuda a compreender melhor o sistema”, disse ele.

Na Segunda Plenária Municipal de Saúde foi tratado sobre o fortalecimento do acesso e integralidade do SUS municipal, dos indicadores de desempenho municipal, direcionamento das novas propostas para o Plano Municipal de Saúde, além de tratar sobre os eixos principais: Direito e Equidade; Financiamento com Planejamento; Atenção Primária no Contexto Atual; e Vigilância em Saúde.

Segundo o secretário, o prefeito, Erivelto Barros, sempre teve uma preocupação maior com o funcionamento do Sistema Único de Saúde no município, pois o mesmo entende que uma população bem assistida terá uma melhor qualidade de vida, uma vez que o atendimento a atenção básica é uma prioridade da gestão municipal.

Publicidade

Com informações do portal Agora ED

Facebook

MAIS ACESSADAS