Connect with us

Fronteiras

Secretaria de Saúde de Fronteiras promove ações do Novembro Azul e Novembro Vermelho

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 29 e 30 de novembro, a ação da campanha “Novembro Vermelho” e “Novembro Azul”.  As duas ações tiveram o apoio do prefeito Eudes Agripino Ribeiro e do secretário municipal de saúde, Dr. Antônio Neto.

Imagens AQUI Novembro Vermelho!

Imagens AQUI Novembro Azul!

No dia 29, a programação foi voltada para a mobilização do Novembro Vermelho, com foco a prevenção ao câncer de boca. Na oportunidade foi ministrada uma palestra proferida pela cirurgiã dentista e Coordenadora da Saúde Bucal, Ana Carolina Bezerra Ribeiro, com intuito de levar conhecimento às pessoas sobre o Câncer de Boca, onde foram apresentados vários fatores que podem levar a uma lesão fatal, além de cuidados e prevenções, e sobre a auto avaliação.

Dentista Ana Carolina proferiu palestra

Em 2020, o Câncer de Boca ocupava a 12ª posições entre os cânceres com mais incidência, sendo o 5º mais comum considerado apenas homens, que representam mais de 70% dos casos.

Publicidade

A criança Maria Júlia destacou alguns fatores de risco de câncer de boca

Neste evento estiveram presentes os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Epidemiológicos e de Endemias, que foi o grupo alvo da palestra, uma vez que exercem suas profissões com exposição ao sol. Neste dia foram realizados aferição de pressão e glicemia, entregues protetores labiais, brindes e lanche.

Público presente no primeiro dia

No dia 30, foi realizada uma palestra com o médico, Dr. Moisés de Sousa Lima, onde o mesmo relatou a importância e cuidado para detecção precoce ao câncer de próstata, onde possibilita maior chance de sucesso do tratamento.

Público no segundo dia

Neste segundo dia, voltado para o Novembro Azul, a equipe da saúde conduziu a entrega de resultados dos exames de PSA (antígeno prostático específico) que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata.

Equipe de saúde fez entrega dos exames de PSA para os homens

Cerca de 115 homens realizaram o exame, fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde. Foram ainda realizadas aferição de pressão e glicemia, entregues brindes e lanche aos participantes.

Nos dois dias foram realizadas aferição de pressão e glicemia

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Com estimativa de novos casos: 65.840 (2020 – INCA), correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Publicidade

“No mês de outubro estivemos promovendo o Outubro Rosa, onde mais de 200 mulheres tiveram a oportunidade de ter um atendimento especial por parte da Secretaria de Saúde, e nestes dois dias estamos desenvolvendo estas duas ações que visam a prevenção do câncer de próstata e de boca. São campanhas que acontecem em todo país e nos aqui em Fronteiras fazemos a nossa parte. Aproveito para agradecer a todos os profissionais que conduzem muito bem as ações da Secretaria de Saúde de Fronteiras fazendo um excelente trabalho”, destacou o prefeito, que esteve presente no dia 29, com a primeira-dama, Zildênia Ribeiro.

?

Prefeito Eudes Ribeiro

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS