MUNICÍPIOS

Seminário de Educação em Simões marca a volta às aulas no segundo semestre

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 02 de agosto, teve início o V.1 Seminário de Educação em Simões, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O seminário é voltado para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino e conta com uma diversificada programação com palestras e oficinas para o aperfeiçoamento profissional dos docentes.

O seminário marca o início do segundo semestre letivo e reúne em torno de 300 profissionais dentre professores, gestores escolares e monitores de programas da pasta. As aulas remotas terão início no dia 05 de agosto.

O evento, direcionado para os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos Finais, acontece paralelamente em espaços diferentes, sendo trabalhadas as metodologias que envolve cada módulo de ensino.

A Educação Infantil aborda as temáticas “A proposta curricular na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades na educação infantil” e “Metodologias ativas: caminhos e possibilidades para educação infantil”, e está sendo realizada na Câmara Municipal.

Na abertura, os profissionais da educação infantil foram recepcionados de forma calorosa com música, além de receberem uma lembrancinha. Em seguida, aconteceu uma palestra com a doutoranda em Educação, Desterro Barros, que ministrou sobre o tema “A proposta curricular na perspectiva do ensino híbrido: desafios e possibilidades na educação infantil”. A temática foi dada continuidade à tarde, sendo conduzida pela mestre em educação Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Para os profissionais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos finais, o evento foi realizado no CEM, e discutiu sobre o temática “A construção da aprendizagem como uma atividade teórica e prática”.

As formações foram realizadas em quatro espaços distintos. No espaço 1 – Professores de 4º e 5º, foram trabalhados sobre ‘Fundamentos matemáticos, construindo aprendizagens’, ministrado pela professora Stefanie Taise.

No espaço 2- Professores das turmas do projeto Borboleta, foi explanado sobre ‘Fundamentos de alfabetização’, pela professora Katiana Rocha. No espaço 3 – Docentes de 1º, 2º e 3º anos, ministrado pela Mestra Kerline, sobre ‘Fundamentos de linguagens, construindo aprendizagens’.

Publicidade

No espaço 4 – Docentes das turmas de 6º ao 9º, conduzido pela professora Drª. Ariele Costa, em relação a ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’.

Á tarde, foi ministrado no espaço 1, sobre as ‘Competências gerais e específicas na construção da linguagem matemática à luz da BNCC’. No espaço 2, sobre as ‘Competências gerais e específicas na construção da linguagem oral e escrita à luz da BNCC’.

Nos espaços 3 e 4, ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’ e ‘Fundamentos de alfabetização’, respectivamente.

A secretária de Educação, Íris Elaine, falou sobre o evento. “Iniciamos o seminário em preparação para o segundo semestre com essa formação voltada para nossos professores nesses dias 02 e 03 e no dia 04, acontece o planejamento por escola, onde nosso intuito é estar orientando, capacitando nos professores, com palestrantes qualificados que estão repassando informações e atualizações necessárias para os nossos profissionais, tanto sobre a BNCC, como e principalmente, sobre o retorno das aulas de forma presencial, visando sempre um trabalho focado para melhorar a qualidade de ensino”, explicou.

Íris informou que o retorno das aulas presencias será de forma gradual. “Vamos iniciar o segundo semestre ainda com o ensino remoto. E a partir do mês de setembro algumas turmas vão retornar de forma presencial, como o Infantil II e 1º, 2º, 5º e 9º ano, no formato híbrido, a gradativamente outras turmas vão retomando”, disse a gestora da pasta, informando também, que a estrutura física das escolas serão preparadas para receber os alunos e profissionais seguindo todos os protocolos de segurança.

A gestora destacou a importância das formações para professores. “Desde que assumi a Secretaria de Educação, realizamos o seminário, por entender a necessidade de manter nossos profissionais capacitados, trazendo inovações e novas metodologias e mais conhecimento, para assim melhor atender nosso alunado”, frisou.

Ainda segundo a secretária, todas as escolas da sede e duas da zona rural estão funcionando em tempo integral. “Temos 10 escolas, cinco da zona rural e cinco na zona urbana. As escolas da sede e a Creche Tia Marcelina, localizada no povoado Monte Santo, retoma de forma integral, além da escola Santa Isabel, situada na Serra do Gil, a qual recebeu uma reforma recentemente, e vai ofertar o ensino em tempo integral”, finalizou”.

A programação do seminários segue até esta terça-feira (03). Para Educação Infantil, o evento acontecerá na Creche Raimunda Angelina Félix dos Santos, com a palestra “Metodologias ativas: caminhos e possibilidades para educação infantil’, ministrada pela professora Erineide dos Santos Lima. E á tarde será o planejamento pedagógico.

Já o Ensino Fundamental, no espaço 1, será abordado sobre os ‘Fundamentos de linguagem’, e no espaço 2, ‘Fundamentos psicológicos da aprendizagem na prática do educador’.

No espaço 3, será trabalhado ‘Fundamentos matemáticos’ e no espaço 4, ‘O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula’. Á tarde será desenvolvido em ambos os espaços, canteiro de produção.

Fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile