Sesapi realizará 600 exames de mamografia em cinco municípios do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 18/07/16
Comments 0

Sesapi realizará 600 exames de mamografia em cinco municípios do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, na segunda (18), uma nova etapa do Programa Amigos do Peito, com atendimento de 400 mulheres em cinco municípios. Os atendimentos seguem até o dia 29 de julho. Serão contemplados os municípios de Arraial do Piauí, Várzea Grande, Francinópolis, Cajazeiras e Colônia do Piauí.

O programa tem como objetivo expandir os serviços de oferta de exames de mamografias, no formato fixo nos hospitais regionais, como o de Campo Maior e o de Corrente.

“Já realizamos mais de quatro mil mamografias nas carretas, beneficiando mais de 40 municípios. E continuamos nossa jornada de monitoramento e prevenção do câncer de mama, seja no formato itinerante, seja no fixo, com a expansão dos serviços na nossa rede hospitalar”, afirma o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa.

O secretário disse ainda que as mulheres das comunidades quilombolas serão atendidas no mês de agosto. Ao todo, cerca de 200 mulheres quilombolas de Santa Cruz, Queimada Nova e Paquetá realizarão os exames. “A proposta do programa é priorizar o atendimento naqueles locais onde é vazio assistencial, como nas comunidades quilombolas”, acrescentou  o secretário.

O Programa Amigos do Peito atende, prioritariamente, às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, e visa facilitar o acesso a exames de mamografia no Piauí. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, o programa oferta os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Após a realização da mamografia, a mulher atendida pelo Programa que apresente imagens indicativas de câncer de mama é encaminhada para o serviço previamente pacutado. Dessa forma, novos exames de diagnóstico serão realizados bem como consuta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Programação

Dias 18 e 19 de julho – Arraial
Dia 20 de julho – Várzea Grande
Dias 21 e 22 de julho – Francinópolis
Dias 25 e 26 de julho – Cajazeiras
De 27 a 29 de julho – Colônia do Piauí
Dias 1º e 2 de agosto – Santa Cruz do Piauí
Dias 3 a 5 – Queimada Nova e Paquetá

Fonte: CCom

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Homem é preso suspeito de atear fogo em casa com sua esposa e filhos dentro

Um homem identificado como Carlos Gomes da Silva, conhecido como ‘Juquinha’, de 26 anos, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar, na manhã deste domingo (03/02), em José de Freitas,

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

‘Vera – Cortez Advocacia e Consultoria Jurídica’ inaugura escritório em Jaicós

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 23, em Jaicós, mais um escritório da empresa “Vera – Cortez Advocacia e Consultoria Jurídica”, um empreendimento das advogadas Marilene de Oliveira Vera e

Teresina

Mais de 200 estabelecimentos são fechados descumprindo decreto no fim de semana em Teresina

A Guarda Civil Municipal fechou 249 estabelecimentos que descumpriram o decreto que impôs medidas restritivas de isolamento social em Teresina durante o fim de semana. Segundo o relatório, foram abordadas