Connect with us

DESTAQUES

Banco libera recursos para agricultores e cerimônia e shows encerram o 2º dia da Expocaprinor em Simões

Publicado

em

O segundo dia da EXPOCAPRINOR – Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos, que acontece em Simões, foi marcado por muitas atividades. Ao longo dia, foi grande a movimentação de pessoas no Parque de Exposição José Antônio Lopes.

Segundo a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos (Caprinor), que organiza o evento em parceria com a Prefeitura de Simões, o evento reúne com aproximadamente 350 animais e 39 expositores do próprio município e ou vindos de outras cidades do Piauí, como Paulistana, Pio IX, Fronteiras, Jaicós, Jacobina, Padre Marcos, Acauã, Caldeirão Grande, e do Pernambuco, como Dormentes, Araripina, Petrolina, Trindade e Afrânio.

Além da exposição e feira de animais das raças Boer, Savana, Anglo Nubiana, Santa Inês, Dorper, Sulffolk, White Dorper, Berganês e Parda Alpina, também aconteceram os julgamentos dos concursos de animais, oficinas, cursos e a liberação de recursos.

O Banco do Nordeste, que é um dos parceiros presentes na Expocaprinor, realizou a liberação de recursos em diferentes linhas de crédito. Segundo Elison Duarte, do BNB, foram efetuadas 52 liberações de projetos de até R$ 6 mil, totalizando em 270 mil reais. Também foram realizadas 28 assinaturas de contratos para novos projetos, somando R$ 320 mil, e ainda, realizadas 18 renegociações de dívidas de clientes que estavam em atraso.

“Além disso, nós orientamos aos clientes a fazerem a aquisição de animais aqui na feira mesmo, para fortalecer a feira e o comércio local de animais, e oferecemos outras linhas de crédito para aqueles que também queiram adquirir animais.”, disse Edson.



À noite, o parque de exposições recebeu um número ainda maior de visitantes, e foi realizada a cerimônia oficial de abertura da II Expocaprinor, que contou com as presenças do prefeito Zé Wlisses e da primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, de membros da diretoria da Caprinor, como o presidente Esdras Carvalho e o vice-presidente José Clenildo de Morais, do secretário de Administração, Edilberto Abdias, do presidente da Câmara, Francisco Ângelo, demais vereadores e secretários municipais, Marcos Paraguaçu, coordenador do Senar-PI, representantes da ADAPI, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil,  do Sebrae, dos juízes Domingos Ribeiro (de pista) e Ananda Sousa (de admissão), dentre outros.

Em seu pronunciamento, Esdras Carvalho destacou a importância do agronegócio para a economia do município. “A agricultura é de grande importância para o município. Na pandemia, tudo parou, mas o agro não, e por isso temos alimento nas nossas mesas. E a Expocaprinor, nós estamos trabalhando para melhorar ainda mais.”, disse.  

Ele agradeceu ao prefeito Zé Wlisses pelo apoio ao evento. “Isso mostra o cuidado que ele tem pelo produtor rural, aquele que trabalha no pesado.”, disse, estendendo os agradecimentos a todos aqueles que de forma direta ou indireta também contribuem para o evento, como os expositores, os agricultores e os barraqueiros.

O prefeito Zé Wlisses destacou a importância da Expocaprinor para a economia do município. “A economia do nosso município é aquecida nesse período, não só aqui no parque com a venda dos caprinos e ovinos e nas barracas, mas no comércio em geral. Aqui tivemos o Banco do Nordeste que liberou cerca de 400 mil reais, um montante que vai fomentar ainda mais.”, disse.

O gestor citou que o outro o objetivo do evento é o melhoramento genético do rebanho do município. “Os rebanhos de ovinos e caprinos têm aumentado em quantidade e em qualidade genética, e o nosso objetivo ao promover a feira é incentivar ainda mais o fortalecimento dessas cadeias. Por isso a Prefeitura Municipal vem dando mais uma vez a sua contribuição.”, disse, listando, também, as parcerias e os apoios do SENAR-PI, do deputado Júlio César, do deputado Georgiano Neto, Sebrae e do Banco do Nordeste.

Marcos Paraguassu, coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR-PI, afirmou que a entidade está presente em Simões não somente na feira, mas ao longo do ano com a realização de cursos de formação profissional rural e de promoção social. “Estamos fechando 2022 com mais de 700 cursos realizados, quase 10 mil participantes no Piauí Por meio da assistência técnica, já são 4 mil propriedades rurais que recebem atendimento no estado. Então, o SENAR é marca registrada nesta região, e aqui em Simões temos uma forte parceira com a gestão do prefeito Zé Wlisses na realização deste grande evento que é a Expocaprinor, trazendo aqui o nosso estande com uma minifábrica de cachaça e de farinha.”, disse.

Encerrando o segundo dia da Expocaprinor, foram realizados shows artísticos com Mari Cavalcante, a renomada dupla de forrozeiros Sirano e Sirino, e o cantor Reynaldo Lima.



A 2ª edição da Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos de Simões segue até domingo, 27. Hoje, sábado (26), dentre outras atividades, à noite acontecem shows com Pedrinho Cantor, Marquinhos do Pará e Joyce Mel. E no domingo, 27, a partir das 10h, acontecem as premiações, quando serão distribuídos 20 mil reais.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS