Connect with us

DESTAQUES

Educação de Simões atinge nota 6,2 no IDEB e figura entre as 10 melhores do Piauí

Publicado

em

A Educação Municipal de Simões atingiu a nota 6,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado foi divulgado na sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os números são referentes aos Anos Iniciais, a qual, mesmo diante do cenário de pandemia, o município pontuou entre as 10 melhores redes públicas de ensino do Piauí.

De acordo ainda com os dados divulgados pelo Inep, a média do IDEB de Simões também é superior às médias Estadual e Nacional, que são de 5,6 e 5,8 para os Anos Iniciais, respectivamente, enquanto que Simões é 6,2. Já nos Anos Finais, as médias são 5,0 e 5,1, respectivamente, e em Simões é de 5,2.

A secretária de Educação de Simões, Íris Elaine, comemorou o resultado alcançado, frisando, principalmente, o cenário de pandemia, onde a educação municipal teve que reinventar-se para levar o ensino a todo o seu alunado.

“Com esse resultado, tomando como base o IDEB de 2019 para 2021, em que no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) os números indicam suave diferença para menos de 0,5 décimos e os anos finais (6º ao 9º ano) avançam apenas 0,1 décimo, eu enquanto Secretária Municipal de Educação me sinto grata e feliz por encontrarmos o caminho de um desafio histórico não previsto para o qual não nos preparamos[…]”, explicou a gestora.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Ideb-Simoes-576x1024.jpg

A secretária falou sobre o maior desafio. “O grande desafio foi “não deixar nenhum aluno para trás”. Os mais de três mil alunos da rede municipal – zona urbana e zona rural foram atendidos conforme as possibilidades de acesso – online com o apoio de plataforma especifica e outros meio de comunicação pela internet e off-line com conteúdos e atividades entregues diretamente aos alunos que não podiam ter acesso online ou vir ao escola retirar o material. Foi um período difícil com momentos de preocupação, incerteza e emoções[…]. E, é por isso e tantos outros motivos que quando vejo a evolução dos anos finais (2019 →5,1 para 2021 →5,2) e a leve diferença nos anos iniciais (2019 →6,7 para 2021→ 6,2) entendo a importância do SAEB 2021. É a partir dele que podemos perceber e sentir na pele os danos causados pela pandemia e cuidar mais ainda com força, foco e amor pela recomposição das aprendizagens, ofertando tudo que for necessário para que o próximo IDEB nos mostre outro cenário”, relatou.

A gestora ainda expressou gratidão a todos os envolvidos. “Minha gratidão a Deus por tudo, aos professores, as gestões escolares, aos monitores do Programa Saber Mais, a equipe SEMED por não desistirem e tentarem de todas as formas levar Educação com aprendizagem a todos os alunos, sem medo e sem deixar “nenhum para trás”. Gratidão ao nosso gestor Zé Wlisses, que não mediu esforços para que a educação não “parasse”, diante dessa pandemia. Sempre pensando nas nossas crianças e adolescentes, público esse, composto pelas famílias carentes da nossa comunidade”, disse.

Publicidade

Íris ainda parabenizou as Escolas Complexo Escolar Modelo e Centro De Educação Municipal-CEM por terem obtido as maiores notas do IDEB nos anos iniciais e finais da rede municipal de educação.

“Ficamos nos anos iniciais entre os 10 (dez) primeiros do Piauí e nos anos finais no 23º lugar. Parabéns a todos os alunos e suas famílias pelo tamanho esforço que fizeram para não abandonar as aulas remotas e suas diversas atividades, ao tempo em que convido para a nova batalha da educação “Recomposição das aprendizagens”, é chegado o novo tempo para novas aprendizagens e novos e melhores resultados. Muito obrigada a todos que contribuíram direto ou indiretamente durante esse período que demandou tanto esforço e parceria.  Vamos juntos!!!! Gratidão e que Deus nos abençoe”, finalizou.

O IDEB é o principal indicador da qualidade da Educação Básica no Brasil. Realizado a cada dois anos, o índice calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir de questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.

Veja os melhores resultados dos municípios anos iniciais:

  • Domingos Mourão – 8,3
  • Cocal dos Alves – 6,7
  • Oeiras – 6,4
  • São Francisco do Piauí – 6,3
  • Buriti dos Montes 6,3
  • Teresina – 6,3
  • Wall Ferraz – 6,3
  • Bom Jesus – 6,2
  • São José do Divino – 6,4
  • São Félix do Piauí – 6,4
  • Simões – 6,2
  • Piracuruca 6,2
  • Dom Expedido Lopes – 6,1
  • Padre Marcos – 6,1





Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS