Simões

Escuta Pública discute utilização do recurso da Lei Paulo Gustavo em Simões

Publicado

em

Com o objetivo de alinhar sobre os instrumentos mais adequados de utilização dos recursos da Lei Paulo Gustavo junto aos agentes de cultura, o município de Simões realizou nesta segunda-feira, 21 de agosto, a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo.

A Escuta Pública sobre a lei, que direciona fundos a estados e municípios para atividades e produtos culturais, aconteceu no auditório Eridalva Arcanja, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura de Simões.

O evento reuniu, além de artistas locais e representantes da categoria audiovisual, a secretária de Cultura, Ana Gardênia Lopes, o coordenador de Cultura, Vannucy Carvalho, o chefe de gabinete, Magno Dantas e a assessora técnica municipal, Fabiana Dias.


No primeiro momento foi apresentado sobre do que se trata a LPG, as formas de aplicabilidade dos recursos financeiros que serão disponibilizados; quais categorias podem estar sendo contempladas pelos recursos, em seguida foram discutidas e propostas ideias de aplicabilidade do recurso.

Em Simões, após encaminhar o projeto para o Ministério da Cultura que foi aprovado e o recurso já está em conta, nesta próxima fase serão abertos os editais para inscrição dos projetos, execução e pagamento, dai a realização da Escuta Pública para o planejamento e execução democrática da destinação dos recursos no seguimento cultural do município.

A secretária de Cultura, Ana Gardênia, enfatizou a importância de ouvir aqueles que conhecem e fazem cultura no município. “Esse primeiro momento é para a escuta de todos os artistas e fazedores de cultura do nosso município, uma oportunidade que coloca tanto o poder público, como a classe artística e cultural de Simões no mesmo patamar de que a gente pode tanto estar escutando o artista, como levando suas ideias para nossos editais que serão publicados em breve”, explicou.

Ela ainda disse que a LPG, vai fomentar a cultura local. “A Lei Paulo Gustavo, é uma conquista da cultura a qual a gente fica muito feliz em poder participar disso, porque vai fomentar a cultura local, favorecendo os aristas de forma individual, e também os produtores de arte e cultura e empresa de produção de audiovisual de Simões”, finalizou a secretária.

A assessora municipal, Fabiana Dias, explicou que a Escuta Pública é um momento de extrema importância onde todo seguimento cultural do município é ouvido, oportunidade em que, também, é planejado as próximas ações da Lei Paulo Gustavo.

“É um momento de construção da política pública, onde a gestão municipal demostra toda atenção em fazer todo esse processo da forma mais transparente possível, reunindo todas as áreas do seguimento cultural para discutiu sobre os editais e assim fazer com que o recurso da LPG, que já está em conta, devido o município ter cumprindo todas as etapas solicitadas, seja operacionalizado, fazendo com que o recurso chegue na ponta, garantindo uma execução com muita responsabilidade”, afirmou.

O chefe de gabinete, Magno Dantas, reforçou a importância da Escuta. “Essa 1ª Escuta Pública a respeito da Lei Paulo Gustavo, é extremamente necessária para que a gente possa ouvir os mobilizadores, produtores de cultura, os artistas locais, para que possamos planejar a melhor forma de utilizar esse recurso que é de origem federal. Então é um momento que realmente se faz necessário, para que possamos sanar dúvidas e ouvir sugestões sobre aquilo que a cultura do município precisa”, destacou.

Magno, ainda frisou sobre o compromisso do prefeito de Simões Zé Wlisses, em apoiar todas ações da cultura no munícipio.

Publicidade

Além da Escuta Pública, será realizada uma Conferência Municipal, que acontecerá no mês de setembro, com intuito de que mais pessoas da comunidade participem, ampliando o leque de ideias para a aplicação do recurso.

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile