Connect with us

Simões

Igreja Assembleia de Deus de Simões promove ação para mulheres em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

Um evento voltado especialmente para o público feminino, foi realizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade de Simões, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta terça-feira, 11 de outubro.

A ação foi realizada em alusão à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Na abertura, a senhora Gildalva Santos, esposa do pastor presidente da igreja, Valdinar Santos, acolheu a todos os presentes e falou da alegria de poder realizar o momento. Em seguida, ela fez a leitura da palavra e uma breve reflexão.

Diversas mulheres estiveram presentes na igreja para acompanhar a programação. O local foi tomado pela cor rosa, símbolo da campanha de conscientização.

Iniciando o evento, missionárias da Igreja Assembleia louvaram a Deus através de hinos. Logo após, aconteceu o momento voltado para o compartilhamento de informações voltadas ao cuidado com a saúde das mulheres e prevenção ao câncer.

A Enfermeira Renata Sulamita foi quem orientou as mulheres através de uma palestra. Além de receberem importantes informações, as participantes também puderam tirar dúvidas com a profissional da saúde.

“Abordamos a conscientização e prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Durante a palestra, fizemos a exposição de dados estatísticos em relação a quantidade de casos e quantidade de mortes por esses canceres. Falamos sobre fatores de risco, fatores de proteção, medidas de prevenção, tratamentos recomendados, rastreamento. Discorremos ainda sobre a rede de atendimento às mulheres no município de Simões” explicou a enfermeira palestrante.

Em entrevista, Gildalva Santos disse que a igreja busca contribuir com as mulheres no cuidado com a saúde. “A igreja Assembleia de Deus sempre tem essa preocupação de ajudar as mulheres a cuidarem do seu corpo físico. Na igreja ensinamos sobre o espiritual, mostrando qual o caminho a seguir, mas o nosso corpo ele requer cuidados, pois como a própria Bíblia fala, ele é templo do Espírito Santo, e ele habita em coisa sadia. Por isso, temos essa preocupação de convocar as mulheres, dar essas instruções a elas para que possam estar se cuidando. O evento superou minhas expectativas. A gente já vem trabalhando desde o início do ano para essa ação acontecer. Temos o apoio de profissionais da nossa cidade, a gente confia neles e entrega essa responsabilidade a eles, como aconteceu hoje com essa palestra”.

A Secretária Isamária Dantas, que esteve presente no evento, enalteceu o momento e disse que a Secretaria de Saúde está a disposição. “Estou encantada por essa ação, a gente percebe que é um momento bem elaborado, que está sendo realizado com muito amor. A gente agradece muito por esse momento, uma parceria muito importante entre a igreja e a Secretaria de Saúde, em benefício das mulheres. A secretaria está sempre de portas abertas, tendo um serviço especial para as mulheres, que inicia nas unidades de saúde, que são a porta de entrada de todos os usuários. Oferecemos um serviço de qualidade para todas as mulheres. Procurem o serviço de saúde sempre que precisarem, vamos fazer nossa prevenção. Nós enquanto gestores estamos sempre buscando fazer a promoção da saúde, para que nossa comunidade viva muito tempo e com qualidade. Agradeço muito pelo convite, é uma honra estar aqui”.

O pastor Valdinar Santos, disse que a igreja planeja realizar também uma ação voltado ao público masculino. “A gente quer agradecer a Deus pela vida de cada uma das mulheres, essas mulheres guerreiras que estão nessa lida. Esse é um importante trabalho de conscientização. Se Deus permitir iremos promover também um encontro para os homens em novembro, de conscientização. Tem alguns tabus que precisam ser quebrados e isso só acontece com um trabalho de conscientização e prevenção”.

Estiveram presentes também: a Empresária Roberta, do Grupo Econômico; Emanuela Carvalho – Enfermeira e Coordenadora das ESFs; Ana Caroline da ESF do Povoado Maria Preta; Rosana Morais – enfermeira da ESF do Povoado Curralinho; Nivea Cibele da ESF do Povoado Monte Santo; Kelma da ESF Do povoado Serra dos Cláudios; a diretora do Hospital Zuca Batista Maria das Graças.


Facebook

MAIS ACESSADAS