DESTAQUES

II Seminário de Educação abre o ano letivo em Simões

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira (05), a abertura do 2º Seminário de Educação em Simões, que acontece no município até a quinta-feira, 8 de fevereiro. O evento de abertura aconteceu no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS).

A abertura do evento, que é voltado para todos os servidores da educação, contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo 180 professores. Participaram também o prefeito municipal, José Wilson de Carvalho, a primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a secretária de Educação, Iris Elaine, secretário de Administração, Edilberto Abdias, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Custódio, o Zezé Morais.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Wilson de Carvalho desejou uma semana produtiva a todos os participantes do seminário e agradeceu a presença de todos. “Quero desejar uma semana proveitosa para todos, que seja mais que um seminário, que todos possam ter bom êxito nesse evento. Agradeço as professoras Roseane Pereira, Rosângela e Socorro Brito e a todos pela disponibilidade em participar desse seminário” disse.

A secretária de Educação, Iris Elaine, também agradeceu a presença de todos e disse que a maior meta é garantir um ensino de qualidade para os alunos. “Agradeço a cada um dos professores e funcionários das nossas escolas pela presença. Estamos trabalhando todos juntos para garantirmos nossa meta maior, que é oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Entramos o ano com muitas mudanças, pensando sempre na qualidade do ensino aprendizagem, conheço as dificuldades e desafios, mas sei que com empenho e dedicação de cada um vamos alcançar um bom resultado final. Que durante este seminário possamos manter o coração na escola e vamos juntos, construir e fazer a diferença na educação do nosso município” disse a secretária.

Durante o evento foram realizadas apresentações com a Banda Marcial Avelar Dantas, palestra motivacional “A Vida é Feita de Escolhas. Qual é a Sua?”, ministrada pela Prof. Msc. Rosanne Pereira de Sousa Correia, e as oficinas de Iconografia, interpretação, lúdico, jogo, práticas, cotidiano, artes, gráficos, tecnologias e produção textual, mediadas Prof. Doutora Rosângela Pereira de Sousa – NEAD/UESPI e a oficina “IDEB para 2019 – Análise e avaliação: foco nos erros e acertos”, mediada pela Prof. Doutora Cleire Maria do Amaral Rodrigues.

Publicidade

Na oportunidade, a Coordenadora de Programas e Projetos, Francimeire de Carvalho e a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Elaine Cristina, apresentaram os números da educação no município e resultados do ano de 2017. A Coordenadora Francimeire de Carvalho, fez um comparativo com anos anteriores, com base nos números do IDEB e Prova Brasil e mostrou os dados do município em 2017 por escola, como matrícula, aprovação, reprovação e abandono.

Já a coordenadora Elaine Cristina, explanou sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e apresentou dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

A coordenadora também informou, que a Educação estará realizando uma ação chamada de “Busca Ativa”, com o objetivo de identificar as crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula.

Durante o evento, também foi abordado sobre o processo de nucleamento das escolas, que está sendo realizado no município com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, reduzindo o número de escolas e acabando com o ensino multisseriado, que é uma organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental, simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

Atualmente, o município possui 09 Escolas Núcleo e 03 Escolas Multisseriadas, que atendem 3.210 alunos, nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o ano letivo de 2018, que terá início no próximo dia 19 de fevereiro, foi fechada mais uma escola, que atendia na modalidade de ensino multisseriado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile