Simões

Nova sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil é inaugurada em Simões

Publicado

em

Foi inaugurada nesta terça-feira (27), a nova sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Simões. A solenidade contou com a presença do Prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto e a coordenadora do Polo, Maria Bento.

O novo pólo de apoio presencial é uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), empresa de energia eólica ContourGlobal e Parceria Público-Privada (PPP). Com um investimento total de R$ 5.593.155,02 entre obra e equipamentos, a construção tem como fonte de recursos o Tesouro Estadual e Complexo Eólico Chapada do Piauí.

Na solenidade de Inauguração, as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa e, em seguida, realizaram uma visita as novas instalações do prédio.

Em tom de emoção, a coordenadora do Polo, Maria Bento, fez um discurso de agradecimentos, citando todos os que contribuíram na construção da nova sede. “Talvez eu apenas devesse dizer: obrigada! Contemplar toda essa estrutura e viver esse momento não precisaria de palavras. Está explícito em meu rosto os sentimentos que transbordam nesse momento. Na verdade, a felicidade me define. Ter participado de toda elaboração do projeto e construção da nova sede do polo UAB de Simões foram os maiores desafios que enfrentei[…] foi um longo percurso para hoje chegar até aqui. Acreditem! Não foi fácil. Na “time line” da minha vida passa três palavras fortes: Gratidão, Desculpas e Vitória”, ressaltou a coordenadora em um trecho do seu discurso.

O representante da empresa ContourGlobal, Rodrigo Loiola, fez os agradecimentos. “Em nome da ContourGlobal, venho aqui agradecer o emprenho de todas as áreas, essa parceria do setor privado com o setor público que vem dando certo. Nossa empresa já está a um bom tempo na região, desde de 2014, sempre vem ano a ano promovendo obras de inclusão social, sustentabilidade e esse importante ponto da educação que é esse Polo da UAB. Parabenizo a todos!”, frisou.

Representante todos os estudantes do Polo, Fabrício Ribeiro, citou um trecho da Constituição Federal e ressaltou a alegria em participar da inauguração.

O prefeito Zé Wlisses fez uso da palavra e destacou a inauguração do novo Polo como um dos mais importantes investimentos para educação do município. “É com muita satisfação e emoção que estamos nessa tarde inaugurando o pólo da UAB, aonde, juntamente com a Secretaria de Educação e a ContourGlobal realizaram esta importante obra para nosso município. A nossa gratidão em poder estar colaborando com esta grande obra que ficará na história da Secretaria de Educação, ContourGlobal e Prefeitura Municipal”, destacou Zé Wlisses. 

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal fez a doação do terreno e está construindo uma praça próximo ao novo prédio.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, ressaltou a importância do Polo e destacou que o município de Simões é exemplo para o Piauí, pelo desenvolvimento, graças à boa articulação da gestão municipal.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, Representando a Governadora do Piauí, Regina Sousa, fez um longo discurso, destacando ações do ex-governador Wellington Dias e falou sobre as novas políticas públicas que virão no governo de Rafael Fonteles.

O novo prédio da UAB-Simões leva o nome do ex-vereador e professor Carlos Carmélio de Carvalho.

O polo UAB de Simões se constitui um grande eixo de intercâmbio educacional e cultural para a sede do município e para os municípios circunvizinhos, mudando a vida das pessoas, garantindo a inclusão social e promovendo a inserção no mercado de trabalho.

Publicidade

Atualmente, são ofertados os cursos: Letras Português e Ciências da Natureza, ofertados pela UFPI; Matemática e Ciências Biológicas, ofertados pela UESPI. Com a nova estrutura, será possível aumentar o número de alunos, atendendo um total de 234 estudantes.

Além dos já citados na matéria, também estiveram presentes a Vice-prefeita, Claudeir Feitosa, o secretário de Administração, Edilberto Abdias; o Presidente da Câmara, Francisco Ângelo; Supervisora de Ensino, Teresinha Carvalho; os vereadores Pedro Custódio, Enéas Lima, Joaquim Honório, Amâncio Lopes, Zezé Moraes e Luciano César.

Fonte: Sertão Atual

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile