Connect with us

DESTAQUES

Pastoral da Juventude realiza 1ª Caminhada da Solidariedade e da Paz em Simões

Publicado

em

A Pastoral da Juventude de Simões realizou na tarde do último domingo, 28 de abril, a 1ª Caminhada da Solidariedade e da Paz no município, com o tema fundamentado no trecho bíblico de Mateus  5. v9 “Felizes os que promovem a paz, por que serão chamados filhos de Deus”. A saída se deu a partir da Quadra Torquato Luís da Silva, em direção à praça da Matriz.

A caminhada fez parte do evento “Missão Jovem em Simões” que iniciou-se no sábado, 27 de abril, com tema principal “Eu sou a luz do mundo e sal da terra”. No primeiro dia, durante a manhã, foi realizada missão na cidade, a tarde houve celebração com a comunidade, sob a liderança dos jovens.

No domingo pela manhã foi realizado um momento de oração e missão, a tarde  aconteceu o encontro com a juventude na Capela, seguido da Caminhada pela Paz. Já durante a noite, foi celebrada a Santa Missa e logo após, o encontro foi finalizado com o show da Banda Guerreiros de Cristo.

Para iniciar a caminhada em prol da paz, o Padre Miguel Feitosa fez a acolhida e realizou um momento de oração com a comunidade presente, preparando-os para iniciar o trajeto. Em seguida, o coordenador da Pastoral da Juventude no município, Ronael Carvalho, destacou os principais desafios para conseguir a paz mundial, dando ênfase a atual realidade do Brasil e do mundo.

O jovem também apontou metas para serem realizadas após a passagem da marcha da paz, evidenciou a importância do evento, agradeceu ao público presente e a participação da banda Marcial Avelar Dantas que os acompanharam durante todo o percurso cantando e tocando e por último, destacou a colaboração dos órgãos públicos de Simões para a realização do momento.

Publicidade

Durante a passeata, membros da Paróquia São Simão, em sua maioria, jovens, lotaram as ruas destinadas à marcha. Ao longo do trajeto, várias encenações teatrais foram apresentadas. A primeira foi realizada na Praça São Simão, a Comunidade Católica Missão Ave Maria executou uma apresentação baseada no tema “Diga não a violência, abrace a Paz”.

Logo mais a frente, a Pastoral Familiar trabalhou o tema: Família Cristã, caminho para a paz. Após caminharem um pouco mais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) encenou o tema: A cultura da paz começa pelo respeito. Em seguida, o representante do SEMEC fez seu pronunciamento e o grupo entoou a música do Pe. Zezinho “Haja Paz”.

 No final da rota, o Grupo Esperança Viva (GEV), recitou o trecho bíblico de João capítulo 16, versículo 33 “Eu disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz” e se manifestaram a respeito, deram continuidade entoando cantos e hinos sobre a temática, também apresentaram seu trabalho frente à Fazenda da Esperança.

Ao final da caminhada, na Matriz de São Simão, no horário da noite, foi chegado o momento de iniciar a Santa Missa dirigida pelo padre Fernando Amando, da Paróquia Santo Antônio, pertencente à cidade de Padre Marcos.

Em entrevista concedida ao portal Cidades na Net, o coordenador Ronael Carvalho, falou sobre a importância do evento. “Essa caminhada tem por finalidade apresentar um clamor não somente da Igreja como instituição religiosa, mas sim de uma sociedade que busca dia após dia reverter os dados das mais diversas formas de violências, entre tantas outras coisas que nos tiram a paz, com isso é preciso que toda a sociedade possa abraçar essa causa. Posso dizer que não haverá paz no mundo e tampouco na nossa cidade se não lutarmos para alcançá-la. Este também é o desejo de nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS