Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Patrulha Ambiental resgata gato macambira as margens da PI-142, em Simões

Publicado

em

Integrantes da Patrulha Ambiental resgataram  as margens da PI – 142, em Simões, um Gato Macambira ( Leopardus emiliae). Ao saber do fato de imediato a equipe procurou apoio logístico de empresas da iniciativa privada e o empresário o Sr. Ancelmo Furtado, coordenador do Polo da Faculdade Cruzeiro do Sul na cidade de Araripina – PE, colaborou para que o resgate desse animal silvestre, tivesse êxito.
Se deslocaram até a cidade de Simões, os agentes ambientais Jeferson Lacerda, Jennifer Winne e Marquel Jacob, e com os equipamentos adequados e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) recomendados, em fase da pandemia do Covid-19, realizaram o resgate do felino.
Após a ação desenvolvida, o Gato foi levado ao atendimento veterinário e ficando aos cuidados da Patrulha Ambiental, onde foi alimentado até a chegada da equipe do CPRH que conduzirá o animal para Centro de triagem de Animais Silvestres CETAS Tangara no Recife – PE.
A caça para o comércio de peles e a destruição das florestas são as principais causas de ameaça para essa espécie. Populações estão seriamente fragmentadas, sendo severamente reduzidas pela conversão do habitat natural para plantações e pastagens (de Oliveira et al. 2008). Além disso, o pequeno conhecimento sobre a biologia desta espécie, limita a possibilidade da atuação em estratégias de conservação eficientes. É classificado pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como espécie vulnerável e pelo IBAMA, como ameaçado de extinção.
O Gato macambira é segundo menor gato silvestre da América do Sul, com tamanho semelhante ao de um gato doméstico. A pelagem tem a coloração básica que varia do amarelo pálido para o levemente ocre, com rosetas pequenas e incompletas. O melanismo é comum na espécie. O gato-macambira tem uma estrutura corpórea leve, aparentando frequentemente ter o corpo, as pernas e a cauda delgados. A pelagem mais pálida na barriga é coberta com pintas escuras. As orelhas são pretas na porção posterior, com uma mancha central branca. A cauda equivale a 60% do comprimento da cabeça e corpo. Os pelos são todos voltados para trás, inclusive os da cabeça e nuca.
A Patrulha Ambiental registrou um aumento no resgate e ou captura de animais silvestres nos últimos meses, tendo como fatores principais o ciclo reprodutivo de algumas espécies, desmatamentos, construções e o período de chuvas em que há o aumento do volume de água nos riachos, barragens e açudes, forçando os animais silvestres a procurarem novos abrigos.
Parte da equipe da Patrulha Ambiental já participou do treinamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Tangara – CPRH – Recife -PE) onde foram ensinadas técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, trazendo assim, uma maior segurança no momento da ação.
Fonte: Patrulha Ambiental
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS