Connect with us

DESTAQUES

Pesquisadores encontram ovo de crocodilo de 110 milhões de anos em Simões no Piauí

Publicado

em

Uma parceria entre professores pesquisadores da Universidade Federal do Piauí  (UFPI de Picos), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-CE), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE), e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Botucatu-SP), possibilitou a descoberta de um ovo do período Cretáceo, que tem aproximadamente 110 milhões de anos, e provavelmente pertence a um indivíduo do grupo dos crocodilomorpha.

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Paleontologia e faz parte da dissertação de mestrado da aluna Dayanne Abreu, que teve orientação dos professores Dra. Maria Somália Sales Viana (UVA) e Dr. Paulo Victor de Oliveira (UFPI-Picos).

O material foi coletado em rochas da Formação Romualdo na bacia do Araripe que afloram no município de Simões.

Segundo um dos autores da pesquisa, o Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas da UFPI em Picos, o material foi analisado por meio de tomografia.

“Trata-se de uma grande descoberta para a paleontologia. E o fato de ter sido encontrado em território piauiense é muito gratificante! O material recebeu uma análise por meio de tomografia e as imagens mostram a presença de um conteúdo no interior do ovo que lembra bastante um embrião de crocodilo. Além disso, foram feitas análises na casca, que apresentou o mesmo padrão presente nas cascas de ovos de animais desse grupo”, disse.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS