Connect with us

Simões

Prefeitura de Simões oferta curso de capacitação na apicultura e reforça cadeia produtiva do mel no município

Publicado

em

A produção de mel vem aumentando significativamente a cada ano que passa. No Piauí, a produção cresceu 21,2% em um ano, chegando a 6,8 mil toneladas em 2021, conforme a pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE).

O município de Simões já ocupa a décima posição, no ranking estadual, com uma produção de 179 toneladas de mel. Com o grande avanço dessa atividade, a Prefeitura Municipal de Simões através da secretaria de Meio Ambiente ofertou cursos de capacitação aos pequenos produtores e trabalhadores rurais do município.

Os cursos é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Governo Municipal, e visa o fortalecimento da cadeia da apicultura, aprimorando o nível técnico e produtivo dos participantes.

Nesta terça-feira (08), o Secretário de Administração Edilberto Abdias e o Secretário de Meio Ambiente, Raimundo Leite, visitaram os locais onde acontecem os cursos.

Na localidade Pé da Serra do Olho d’água, zona rural de Simões, foi ofertado para os associados o curso sobre: “Produção e Beneficiamento de Cera”, com carga horária de 16h, ministrado pelo instrutor do Senar, Alquimar Miranda.

Serra do Jatobá 

Na Serra do Jatobá, zona rural do município, foi ofertado o curso: “Alimentação de Abelhas”, com carga horária de 24h, ministrado pelo educador Fábio Silva.

Publicidade

Representando o prefeito Zé Wlisses, Edilberto Abdias falou sobre a importância da cadeia produtiva da apicultura e destacou a importância dos participantes em absorver as informações passada durante o curso. “Fizemos a solicitação de vários cursos com o objetivo de qualificar e melhorar a cadeia produtiva do município. Espero que vocês possam ter tirado proveito dessa capacitação e que venham a melhorar o trabalho e a produção de vocês. A apicultura tem avançado muito aqui em Simões e a gente tem procurado dá incentivo as associações para que possam produzir cada vez mais, gerando emprego e melhorando a qualidade de vida”, disse.

Edilberto parabenizou os produtores por se interessarem e participarem dos cursos e frisou que a gestão municipal se preocupa com as cadeias produtivas e também vem capacitando produtores de outros segmentos.

Raimundo Leite falou sobre a importância da capacitação para o avanço da apicultura na comunidade e ressaltou que o curso oportuniza a troca de experiência e incentiva que mais projetos possam ser desenvolvidos em prol da associação.

Os cursos foram ofertados de forma gratuita e todos os participantes irão receberam certificados de participação.

Fonte: Sertão Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS