Connect with us

Simões

Prefeitura de Simões realiza Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica e imuniza 935 animais

Publicado

em

A Prefeitura de Simões realizou nesta quarta-feira (05) uma força-tarefa para vacinar cães e gatos da cidade. É o Dia D de Vacinação Antirrábica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação ocorreu em vários pontos do município, funcionando de 8h ao meio dia.

Agentes de Combate a Endemias (ACE), atenderam nos pontos de vacina, de acordo com a equipe, ao todo, 935 animais entre cães e gatos foram imunizados. A equipe também informou que caso alguém não tenha levado seu pet, deve procurar na secretaria de saúde pra que o animal possa estar sendo imunizado.

A campanha continuará na zona rural a partir do dia 03 de novembro.

Vacina antirrábica: entenda o que é e qual a importância para o pet

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Publicidade

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.

Fonte: Sertão Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS