Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Simões realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões,  gestão  do prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses,  promoveu nesta sexta-feira, 20, no auditório do CRAS,  a XI Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento que visa à participação social de forma democrática foi conduzido pela   Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A conferência  reuniu gestores, funcionários da administração municipal e membros da sociedade civil.

Com o tema “Assistência Social, Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, teve como  objetivo, debater  desafios e  propor avanços para consolidação e ampliação das políticas públicas da assistência social, além de eleger delegados para XII Conferência Estadual.

As atividades tiveram  início com a entoação do Hino Nacional conduzido  pela  Banda Marcial Avelar Dantas, em seguida,  o presidente do CMAS, Hugo Júnior,   abriu  os trabalhos da conferência.

A secretária de Assistência Social, Ana Gardênia, disse que a conferência é um  momento ímpar para tratar sobre a política de assistência social. “Como política pública a assistência social vem transformando a vida da nossa população mais vulnerável,  dando outra cara a nossa cidade,  combatendo a desigualdade e garantindo os direitos aos cidadãos que dela necessitam”, destacou Gardênia.

A primeira dama e Secretária de Saúde, Isamária Dantas, ressaltou a importância da conferência e parabenizou a Secretaria pela escolha do tema. “Nos dias atuais torna vital abordar temas como este. É fundamental estarmos atentos para diminuir as desigualdades sociais. Essa conferência é uma excelente oportunidade para que possamos discutir os direitos de quem mais precisa”, disse.

O prefeito Zé Wlisses, também, se pronunciou. “Nossa meta juntamente com a Secretaria de Assistência Social é trabalhar a desigualdade social de nosso município, por isso,  quero reforçar que este espaço de discussão é de grande importância para que mais melhorias  possa acontecer,  abrangendo a população mais vulnerável” disse.

Após a leitura  e aprovação do Regimento Interno, aconteceu a palestra magna, ministrada pelos conferencistas  Everton Ribeiro e Brenda Carvalho,  que  abordaram sobre a temática e explanaram sobre os eixos norteadores da conferência.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos e trabalharam os três eixos temáticos: Eixo 1 – a Assistência Social é direito do cidadão e dever do estado; eixo 2 – Financiamento do SUAS; eixo 3 – Democracia e controle social no SUAS.

As propostas com objetivos de melhorias no setor de âmbito municipal, estadual e nacional de cada grupo foram apresentadas, votadas e aprovadas  em plenária.  Em seguida, foram eleitos de forma democrática os delegados que irão representar o município de Simões na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Foram eleitas Francisca Nadja (titular) e Kátia Martins (suplente) representando a organização governamental,  e Hugo Júnior (titular) e Maria do Rosário (suplente) representando as organizações não governamentais.

Ao término, foi entregue certificados para os participantes e servido almoço para todos os presentes.

Publicidade

Também participaram da conferência, a vice prefeita, Claudeir Feitosa, o Secretário de Administração, Edilberto Abdias, chefe de gabinete, Magno Dantas, a secretária de Educação, Íris Elaine, o  secretário de Esportes, Dogizete Pereira, a coordenadora de Atenção Básica, Emanuela Silva, o presidente da Câmara, Joaquim Honório,  o vereador, Pedro Custódio, dentro outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS