Connect with us

Simões

Saúde de Simões reforça combate ao mosquito da dengue e realiza campanha com visita às residências

Publicado

em

Em meio ao expressivo aumento de casos de dengue no estado do Piauí, o município de Simões, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Como parte das ações preventivas e de controle, a Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde, e com apoio do Poder Legislativo e segmentos da administração pública, realizou nesta quarta (20), uma campanha de combate ao mosquito.

A ação aconteceu com visitas às residências nos bairros da cidade. Antes do início do mutirão, a secretária de Saúde, Isamária Dantas, destacou a importância do combate ao mosquito.

“No momento o nosso município está com índice de alto risco de infestação da dengue, sendo muito importante a participação de todos no combate ao mosquito. Desejo a todos um bom trabalho, pois esta parceria é muito importante, principalmente neste momento que estamos vivenciando com relação a dengue, chikungunya e zika vírus”.

A gestora também destacou que um trabalho constante tem sido feito com o intuito de combater a proliferação do Aedes. “O nosso trabalho acontece de forma intensa através dos nossos agentes de combate as endemias, sempre alertando a nossa população sobre os cuidados com relação a eliminação de criadouros do mosquito. Além disso, o carro fumacê, vai começar o trabalho de nebulização na segunda-feira, dia 25 de abril de 2022, em toda área urbana, sendo um solicitação da Secretaria de saúde, Câmara Municipal de Vereadores e também da comunidade”.

Emanuela Silva, Coordenadora da Atenção Básica, orientou quanto à campanha. “De fato, vamos pedir para entrar nas residências, observar os quintais, orientando sobre o cuidado com as águas acumuladas e também conversar sobre o lixo, que é um potencial criadouro do mosquito da dengue. As pessoas estão sofrendo muito com a dengue, então vamos observar bem as águas e conversar, levando informações e orientações com relação aos cuidados no trato quanto ao combate do mosquito”.

Ela ainda disse que o país vive um surto dengue e que é preciso a colaboração de toda a população. “No nosso município, temos subnotificações de casos, portanto que todos ao sentirem sintomas, procurem imediatamente os serviços de saúde. A nossa luta começou desde fevereiro com este trabalho relacionado a dengue, mas vemos que o Brasil sofre com esta doença. O surto epidêmico é grande, por tanto, que todos participem de forma efetiva ajudando a nossa população”.

Publicidade

Logo em seguida, as equipes iniciaram as visitas de casa em casa, repassando informações e orientações sobre o cuidado no combate ao mosquito da dengue, com o objetivo de conscientizar a população em geral.

As atividades da campanha aconteceram durante a manhã em diferentes bairros, e no período da tarde, no Centro da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão nas residências, fator que reforça a importância da ação desenvolvida pelo Governo Municipal.

Mais fotos:

Da redação, com informações do Simões Online

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS