Connect with us

Simões

Seminário de Educação discute desafios e possibilidades e abre o ano letivo em Simões

Publicado

em

“Desafios e possibilidades na rotina pedagógica: inovar, avançar e transformar”. Esse é o tema central do VI Seminário de Educação de Simões iniciado nesta terça-feira, dia 1° de fevereiro, na quadra poliesportiva da Centro de Educação Municipal. O evento marca a abertura do ano letivo na Rede Municipal de Ensino.

Até sexta-feira (4), gestores da Secretaria de Educação, das escolas, professores e monitores do programa Saber Mais irão avaliar os resultados e, a partir destes discutir novas possibilidades e planejar ações pedagógicas inovadoras, com foco em oferecer uma educação de qualidade inclusão, equidade e acessibilidade.

Ao longo desses quatro dias, serão realizadas diversas palestras abordando subtemas, além de formações específicas, além de grupos de trabalho, tudo auxiliado pela assessoria pedagógica do ‘Projeto Borboleta’, com destaque para a participação da doutora Fernando Otoni, que veio de São Paulo para participar do Seminário.

A cerimônia de abertura do Seminário contou com a participação de diversas autoridades locais, como a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a secretária de Educação, Íris Elaine, Ítalo Magno Dantas, chefe de gabinete (representando o prefeito Zé Wlisses), A primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, A secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, o secretário de Meio Ambiente, Raimundo Leite, os vereadores Francisco Ângelo; Zezé Morais e Joaquim Honório (Ademir), dentre outros.

Autoridades presentes na cerimônia de abertura do Seminário

A secretária de Educação, Íris Elaine, deu as boas-vindas aos educadores e classificou esta como uma semana importante para a educação municipal. “Iniciamos o ano letivo de 2022 com muito entusiasmo e expectativa por parte de todos nós que fazemos a educação, afinal, foram dois anos de muita distância, onde o espaço mais importante, a sala de aula, ficou vazia, e o tradicional e eficiente ensino presencial foi substituído pelo remoto. Agora é momento de focarmos na recuperação do ensino aprendizagem dos alunos.”, disse.

Íris Elaine, secretária de Educação

Após a cerimônia, foi realizada a primeira palestra do Seminário, ministrada pela doutora Ariela Lima, com tema: “Tá com saudades da escola? Não! O Papel da Motivação no Processo de Aprendizagem.”

Doutora Ariela Lima, palestrante convidada

À tarde, outros dois momentos importantes. No primeiro, foram apresentados os protocolos higienicoassanitários que serão adotados nas escolas na volta às aulas presenciais. E em seguida, aconteceu a palestra ministrada pela doutora Fernanda Otoni, que abordou sobre a temática “O Ensino híbrido e metodologias ativas no ensino aprendizagem”

Volta às aulas

Publicidade

As aulas terão início dia 09 de fevereiro, uma quarta-feira, nas dez escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, de forma presencial.

Segundo a secretária Íris, são aguardados aproximadamente 3 mil alunos. “Nós já temos cerca de 2,7 mil alunos matriculados, mas a Educação ainda aguarda um número maior de alunos. Alguns pais deixam para efetuar a matrícula às vésperas no início das aulas, que está previsto para o dia 09 de fevereiro.”, disse.  

Em entrevista ao Cidades na Net, a gestora afirmou que as expectativas são muitas e positivas. “Estamos cheios de esperança, de expectativas e positividade. Depois de dois anos de ensino remoto ou híbrido por conta da pandemia, esse ano nós iremos voltar ao nosso normal, ao ambiente escolar, com aulas presenciais, que é a melhor metodologia de se ensinar. Vai ser um trabalho intenso, focado na recuperação do ensino aprendizagem dos alunos.”, pontuou.  

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS