Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SIMÕES 67 ANOS | Prefeito visita construção de barragem e entrega calçamentos, academias e nova secretaria de Saúde

Publicado

em

Mais de 236 mil reais, recursos próprios do município, serão investidos na construção de uma represa na comunidade quilombola Belmonte dos Cupira, situada na zona rural de Simões.

A obra já foi iniciada, e na manhã desta quarta-feira, 21 de julho, dentro da programação comemorativa aos 67 anos do município, o prefeito Zé Wlisses, acompanhado da primeira-dama Isamária Dantas, da vice-prefeita Claudeir Feitosa, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas e comunitárias, visitou a comunidade e acompanhou de perto o andamento da obra.

Conforme o projeto, a barragem terá uma parede de terra com base argamassada, com extensão de 149 metros. O objetivo do Governo Municipal é barrar e armazenar água do riacho, e com isso, garantir segurança hídrica à população da comunidade, mesmo no período da estiagem, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.

Ainda na zona rural, a comitiva esteve no povoado Maria Preta, distante cerca de 17 km da cidade, comunidade que tem recebido constantes ações do Governo Municipal. Lá, mais recursos estão sendo investidos no projeto de urbanização do povoado, desta vez, com a pavimentação poliédrica de várias ruas.

Ao todo, nessa etapa, serão construídos mais de 4,8 mil metros quadrados de calçamento, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Simões e o Governo do Estado, com recursos destinados pelo deputado Georgiano Neto. 3,5 mil metros de calçamento já foram construídos, e com a conclusão de mais esse projeto, o povoado ficará com todas as ruas pavimentadas, mudando para melhor a vida das pessoas que lá residem.

Publicidade

No povoado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi entregue à população mais uma unidade da Academia de Saúde ao ar livre, que foi instalada na praça pública da Maria Preta, que também recebeu brinquedos infantis. A ação é uma estratégia da Saúde, que tem disponibilizado espaços públicos nos bairros e nas principais comunidades rurais, com o objetivo de estimular os cuidados com a saúde, a partir da prática de atividades físicas.

Após a cerimônia no povoado Maria Preta, a comitiva seguiu para a cidade, onde, no bairro Soledade II, aconteceu a entrega de mais uma Academia de Saúde ao ar livre, instalada na praça do bairro. Lá, em um ato simbólico realizado na rua Vereador Basílio Acelino, foi dado por inaugurada a pavimentação de diversas ruas da cidade, como parte do projeto de melhoria da infraestrutura urbana, uma ação do Governo Municipal que tem promovido melhorias significativas na vida daqueles que moram nas áreas contempladas.

O bairro Veneza também contemplado com investimentos do Governo Municipal. Durante visita, o prefeito Zé Wlisses, a secretária Isamária Dantas e outras autoridades, entregaram mais uma praça pública com Academia de Saúde, um espaço de convívio social equipado com aparelhos para atividades físicas e cuidados com a saúde.

Outro importante benefício entregue à população na manhã de hoje foi a Unidade Básica de Saúde, que recebeu o nome de Apolônia Ana de Carvalho. Com a nova UBS, os serviços de saúde estarão ainda mais próximos dos moradores do referido bairro, alcançando assim um dos objetivos da Secretaria de Saúde, que é facilitar o acesso e qualificar ainda mais o atendimento.

A maratona de inaugurações encerrou com a entrega oficial da ‘nova’ Secretaria Municipal de Saúde, que passou por reforma e foi ampliada para melhor acolher aos profissionais e os usuários dos serviços, e recebeu o nome de Dr. Joaquim Josias de Carvalho, que foi o primeiro médico do município de Simões.

“A Secretaria agora conta com auditório, banheiros com acessibilidade e sala de sistemas de informação, dentre outros espaços adequados para atender a necessidade do órgão, de forma que possamos estar oferecendo aos servidores um bom e agradável ambiente de trabalho, com as condições necessárias para prestar um bom serviço e atender bem a população disse Isamária Dantas, gestora da pasta.

Publicidade

A secretária falou, ainda, sobre o projeto de implantação das Academias. “Essa é uma estratégia importante de promoção da saúde. O nosso propósito é estar oferecendo à comunidade esses espaços equipados com aparelhos, de forma que os idosos, adultos e jovens possam praticar atividades físicas e tenham uma melhor qualidade de vida. Nós sabemos que atividade física é muito importante, beneficia não só a saúde física, mas, também, a psicológica. Nós temos avançado com esse projeto. Ontem e hoje nós entregamos quatro Academias, e vamos levar a mais comunidades rurais e bairros da nossa cidade”, disse.

Liderada pelo prefeito Zé Wlisses e a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a comitiva era composta, também, pela primeira-dama Isamária, o secretários municipais Edilberto Carvalho (de Administração), Cícero José (de Obras), Magno Dantas (chefe de gabinete), Dr. João Marcos (de Esportes), Íris Dantas (de Educação), o ex-prefeito Doge Pereira, os vereadores Luciano César (presidente da Câmara), Francisco Ângelo (vice-presidente), Pedro Custódio, Irmão Amâncio, Zezé Morais, Ademir, Eneas Lima e Gilson Cândido, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS