Connect with us

Simões

SIMÕES | Carreata e missa abrem os festejos de São Simão; veja fotos

Publicado

em

Fotos: Álisson Carvalho

A partir desta terça-feira, 19 de outubro, Simões, também conhecida como a ‘Cidade dos Ventos’, se movimenta em torno da fé cristã. A data em que se comemora do Dia do Piauí é, também, quando se iniciam as celebrações dos festejos do padroeiro São Simão.

O evento religioso é uma das mais antigas tradições do município de Simões, iniciado há 91 anos, antes mesmo da emancipação política de Simões.

A programação foi iniciada ao amanhecer com a alvorada festiva realizada pela Banda Marcial de Simões, que anunciou o hasteamento da bandeira, simbolizando a abertura do festejo. A bandeira com a imagem do padroeiro permanecerá hasteada em frente à igreja matriz até o encerramento.

Ao meio dia foi rezado o Ofício da Imaculada Conceição, e à tarde aconteceu uma carreata pelas ruas da cidade com a imagem do padroeiro. A concentração aconteceu na rodovia estadual PI 142, na localidade Chupeirinho. De lá, os fiéis devotos partiram em seus veículos rumo à cidade, percorrendo diversas ruas e avenidas, encerrando na igreja.  

Publicidade

À noite, em frente a imponente igreja de São Simão, aconteceu a primeira noite de novena e missa. A celebração foi presidida pelo padre Francisco Ramires, de São Julião, e concelebrada pelo padre Edivaldo Silva, pároco local. Além dos noitários, um grande número de fiéis católicos participou da celebração.

Ao final, foi realizada uma apresentação do Apostolado da Oração, que teve como trilha sonora a música Luz divina, de Roberto Carlos.

A primeira-dama e secretária de Saúde do município, Isamária Dantas, também fez uma participação. Ela destacou que no mês de outubro, quando Simões celebra o seu padroeiro, a saúde no mundo inteiro realiza a campanha Outubro Rosa, uma mobilização de informação e conscientização da população quanto a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, dois dos tipos de câncer que mais incidem sobre a população feminina.

“Aqui em Simões, dispomos de sete equipes da estratégia saúde da família, com profissionais capacitados para a realização do exame clínico de mama, exame citopatológico, e nos casos indicados, ocorre, também, a solicitação da mamografia, bem como encaminhamento para os especialistas”, disse.

Para facilitar o acesso da população aos serviços, a Saúde designou uma equipe para realizar o pré-agendamento dos exames após a missa, ao lado da igreja.

Padre Edivaldo, pároco de Simões, agradeceu a todos que ao longo do dia estiveram envolvidos nas atividades programadas, desde as 5h30, com a alvorada festiva, até a primeira noite de missa. “Continuemos firmes da nossa caminhada e participando da vida na igreja. A festa só é bonita quando todos nós nos envolvemos. Que Deus e São Simão continue nos abençoando”, disse.  

O padre Ramires agradeceu pela oportunidade de poder celebrar nos festejos de São Simão. “Simões é uma paróquia muito querida, sobretudo, pelos familiares do diácono Állef, que moram por aqui. É uma alegria estar aqui com vocês. Sejamos testemunhos do amor de Deus, nesse tempo tão difícil que nós vivemos”, disse, dando, em seguida, a bênção final.

Assista a missa

Programação

O festejo de São Simão segue até o dia 28 de outubro. Diariamente, até o dia 27 de outubro, ao meio dia, acontece o Ofício da Imaculada Conceição, e às 19h, a novena e missa. No dia dedicado a São Simão, às 17h, acontecerá a missa solene da festa religiosa, que será presida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS