Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | Católicos mantém tradição e celebram 89 anos de devoção a São Simão

Publicado

em

Desde 1930, antes mesmo da emancipação política do município de Simões, católicos manifestam sua fé em São Simão, santo conhecido por auxiliar devotos a contornar as situações difíceis. Os festejos do padroeiro acontecem no mês de outubro, no período de 19 a 28 de outubro, quanto a cidade se movimenta em torno da fé religiosa.

Este ano, o tradicional evento refletiu sobre o tema “Sob a proteção de São Simão, somos enviados a testemunhar nosso batismo”, e teve como lema “Batizados e Enviados”. O ponto alto da programação aconteceu nos dias 27e 28 de outubro. No domingo (27) aconteceu a última noite de novena e missa, quando centenas de fiéis católicos participaram da santa missa, presidida pelo padre José Pio e concelebrada pelo padre Miguel Feitosa.

Após a missa, em frente à Igreja Matriz, foi realizado o grande leilão de São Simão, um momento de confraternização da comunidade.

Na manhã desta segunda feira, 28, dia dedicado a São Simão, católicos lotaram o templo religioso para participarem da missa solene da festa de São Simão, que foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Miguel Feitosa, José Pio e Fernando Amando.

À tarde, a programação teve outro momento participativo, a tradicional procissão com a imagem do padroeiro São Simão, que percorreu as principais ruas da cidade seguida por uma multidão de fiéis católicos. A caminhada encerrou em frente à Igreja, onde o padre Miguel Feitosa, pároco local, conduziu o ritual de benção do Santíssimo Sacramento, marcando oficialmente o encerramento da 89ª Festa de São Simão.

Publicidade

Por fim, foi realizado o sorteio da rifa e anunciado o nome dos ganhadores dos prêmios – 1º prêmio – Carneiro: Eva Josefa da Costa (Massapê PI); 2º Prêmio – Ventilador: Helena Maria Feitosa (Simões); 3º Prêmio – Celular: Maria Flaviana (Simões); 4ª Prêmio – TV: Raine de Holanda Gomes (Simões); 5º Prêmio – Geladeira: Matildes Maria (Simões); e o 6º Prêmio – Moto CG 125: Zé Filho (Francisco Macedo).

Em entrevista, o bispo Dom Plínio falou sobre as festividades e a devoção da comunidade simonense. “Tenho acompanhado as festividades e aqui é um lugar que a gente se encanta com o fervor do povo, a fé. Nós precisamos também avançar mais ainda para que a festa seja um momento forte de todos consentimento mostrar a sua fé e vida cristã, formando a igreja viva. Me encanta ver muita gente, e o que queremos é ter a oportunidade de  fazer um povo que não fracassa, que não recua pelas dificuldades que até fazem parte da vida cristã. Isso é muito importante e nós pretendemos a partir do dia 11 de novembro, quando encerrar nossa assembleia, depois de uma profunda reflexão do documento da igreja “Diretrizes Gerais da Ações Evangelizadoras”, possamos ir a campo mesmo fazer esse trabalho de conscientização.”, disse.

O padre Miguel Feitosa, pároco da paróquia de São Simão, comentou sobre os festejos, destacando a participação. “Cada dia nos impressionava mais a participação das pessoas. Começamos no dia 19, com a alvorada festiva, às 5 horas da manhã, e uma multidão aqui na igreja. Tivemos uma carreata que ficou na história com grande número de participantes, e o que mais nos chamou atenção é porque embora tenha havido a ampliação e a reforma da igreja, o espaço físico ainda não foi o suficiente para a quantidade de pessoas. Todas as noites as missas foram campais e o povo chegavam aqui 4 horas da tarde para levar bancos e cadeiras para fora, e muitas dessas noites fomos agraciados com a chuva e o povo continuou firme e em nenhum momento saiu do ambiente de oração”, disse o padre.

O prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses, que participou ativamente dos festejos acompanhado da esposa, a primeira-dama, Isamaria Dantas,, falou do momento religioso. “É sempre uma felicidade poder participar desse momento e ver os católicos de nossa cidade se fazerem presentes em todas as noites de festejos, esse evento que tem grande importância para nosso município, por aproximar as pessoas de Deus.”, pontuou.

VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA

Publicidade

_Última noite de novena e missa e leilão

_Missa Solene

_Procissão

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS