Simões

SIMÕES | CREAS comemora 3 anos de implantação e serviços prestados à população

Publicado

em

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Simões, comemorou na manhã desta quinta-feira (10), os três anos de implantação do serviço no município.

Durante esses anos, o equipamento acompanhou 86 famílias. Para comemorar, foi promovido um café da manhã comemorativo servido aos convidados e servidores para celebrar a data especial.

No CREAS, de Simões são oferecidos serviços com o objetivo de acolher, orientar e acompanhar as famílias e os indivíduos em situação de risco social ou de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo vínculos familiares e comunitários através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, Pessoa com Deficiência e Idoso, e Serviço Especializado em Abordagem Social.

Durante o evento foi realizado o encontro inaugural do grupo “Esperançar”, tendo como público alvo os acolhidos da Casa Pai de Misericórdia.

A programação contou com acolhida ao grupo, momento de oração, dinâmicas e roda de conversa com a advogada Dra. Nayara Morais que conversou sobre “Direitos e Garantias Fundamentais e Direitos Sociais”. O momento ainda teve a participação do fisioterapeuta Dr. João Marcos, que conversou sobre temas relacionados a qualidade de vida.

O QUE É O CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.

PARA QUE SERVE?

Publicidade

O CREAS serve para garantir a proteção social e defesa dos direitos dos indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência.

QUAL É O PÚBLICO ALVO DO CREAS?

São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de maus-tratos, violência física, psíquica e sexual, negligência, exploração sexual, abandono, ameaças, discriminação em decorrência de orientação sexual e/ou raça/etnia, situação de rua e mendicância, e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile