Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Simões homenageia com o título “Patrimônio Vivo”, 12 personalidades da cultura popular

Publicado

em

Como parte da programação alusiva aos 67 anos do município de Simões, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, realizou na noite desta segunda-feira (19), um momento voltado a personalidades que contribuem para manter viva a cultura da cidade.

Foi promovida a live “Titulação do Patrimônio Vivo Simonense”, que foi marcada pela entrega dos títulos a 12 personalidades da cultura e o lançamento de um documentário produzido na cidade, com a participação dos homenageados.

O evento foi iniciado com a exibição do documentário “Patrimônio Vivo”, onde o Coordenador da Cultura no município, Vanuty Carvalho, conversou com cada representante cultural, contando um pouco da história e trabalho dos homenageados.

Em seguida, houve uma apresentação da artista Ana Maria, que com rimas cantadas, de sua autoria, homenageou os “Patrimônios Vivos” da “Cidade dos Ventos”.

Publicidade

Logo após, foi o momento da homenagem especial, onde as 12 personalidades receberam das mãos de autoridades municipais o “Título de Patrimônio Vivo Cultural Simonense”.

Foram homenageados com o título: Ana Davina dos Santos (Reisado), Ana Maria de Oliveira (Artesanato em barro), Evaristo Avelino de Oliveira (Música), Fátima Vitalina da Silva (Religiosidade), Francisco Cesário Alves (Vaqueiro), Francisco das Chagas Araújo (Artesanato em zinco), Geraldo Alves de Sousa (Contação de histórias), Helena Idalina da Costa (Artesanato em palha), José Bezerra da Silva (Casa de Farinha), José Nascimento Filho (Artesanato em ferro), Josefa Antônia da Conceição (Culinária), Maria Carvalho (bordadeira).

Os 12 eleitos como “Patrimônios vivos de Simões”, são mestres da cultura popular simonense, de notório saber, reconhecidos como “Patrimônio Vivo Cultural do município”, que recebem o título como reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos tempos, de forma a permanecer viva a cultura local e regional.

José Bezerra da Silva, um dos homenageados, agradeceu pelo título recebido. “Quero expressar a minha alegria e orgulho de ser simonense e meu agradecimento por ter sido concedida a mim a honra de participar desse grupo de 12 pessoas a receber o título “Patrimônio Vivo”, pela contribuição a cultura do nosso município. Muito obrigado Simões, aos gestores e Secretaria de Cultura. Agradeço aos que fazem a cultura e todos que contribuem para o desenvolvimento do município de Simões. Meu muito obrigado”.

A secretária de Cultura, Ana Gardênia Lopes e Macedo, falou em tom de gratidão pelo momento e o apoio recebido da gestão municipal. “Agradeço ao nosso gestor, prefeito Zé Ulisses, pela iniciativa de instituir a Secretaria de Cultura do nosso município e por acolher as nossas propostas implementadas por este órgão […]. Nosso muito obrigada prefeito. Sem seu apoio, incentivo e fomento, este momento impar não seria realidade. A Secretaria de Cultura de Simões agradece e se sente lisonjeada pela confiança em nós depositada”.

Ana Gardênia disse que os contemplados com o título de patrimônio vivo, tem sido importantes para a conservação das tradições culturais. “São muitas as pessoas que contribuem com a identidade cultural do nosso povo, do nosso município, e que merecem ser homenageadas, mas hoje foram 12 cidadãos, homens e mulheres escolhidos como patrimônios vivos da nossa comunidade. Esses representam vários segmentos e vem contribuindo para a manutenção das mais antigas e simbólicas tradições da cultura da nossa cidade, o que é para nós motivo de muita alegria e realização. Reconhecer a história dessas pessoas, e ao mesmo tempo apontá-las como referência para as futuras gerações, significa manter viva as tradições, mesmo que transformados e em transformação pelo curso da história”.

Publicidade

Ela ainda parabenizou os homenageados e o município de Simões pelos 67 anos, e agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Cultura.

O prefeito Zé Wlisses, disse que a história de cada homenageado poderá ser conhecida por outras gerações. “Hoje começamos as comemorações do aniversário de emancipação política do município com uma noite muito especial, onde temos aqui homens e mulheres que fizeram e fazem história no nosso município. Parabenizo as 12 pessoas do Patrimônio Vivo, que são especiais para mim e toda a população de Simões. A história de vocês vai ficar gravada neste documentário, para que outras gerações possam lembrar o trabalho que vocês prestaram no município de Simões”.

O gestor também fez agradecimentos e parabenizou a cidade. “Agradeço a secretária de cultura por ter tido essa iniciativa e pelo empenho juntamente com a sua equipe. Agradeço a presença de todos, aos que estão nos assistindo, a Vigilância Sanitária. Até dia 22 vamos ter mais eventos, respeitosamente, seguindo todos os cuidados. Parabéns Simões, parabéns a vocês do “Patrimônio Vivo e a todos”.

Após os pronunciamentos, a live foi encerrada com uma apresentação cultural com o sanfoneiro Evaristo Avelino e a artista Ana Maria, que apresentaram a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Autoridades municipais estiveram no evento, entre elas a vice-prefeita Maria Claudeir Feitosa, Isamária Dantas, primeira dama e secretária de Saúde, Luciano César de Sousa, presidente da Câmara, Raimundo Leite, secretário de Meio Ambiente, Edilberto Abdias, secretário de Administração, chefe de gabinete, Magno Dantas, Fabiana Dias, Técnica da Secretaria de Cultura.

Publicidade

Clique aqui e assista a live !


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS