Connect with us

Simões

SIMÕES | Prefeitura homenageia Agentes de Saúde pelos 30 anos de atuação no município

Publicado

em

O agente comunitário de saúde (ACS), é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

Reconhecendo a importância e eficiência desses servidores, a Prefeitura Municipal de Simões, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na noite desta segunda-feira, 04 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do ACS e ACE, uma confraternização, na qual homenageou todos os profissionais da categoria.

A noite festiva aconteceu na quadra do Centro de Educação Municipal (CEM), e foi marcada por momentos cheios de emoção e recordações das boas lembranças e conquistas durante a trajetória dos agentes no município. Por meio de um vídeo a primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, contou um pouco da história, formação, conquistas e fatos marcantes.

Isamária, em seu discurso, parabenizou os ACS e ressaltou a importância dos mesmos para a saúde do município. “Estamos comemorando os 30 anos dos ACS de Simões, uma data marcante, assim como toda a história construída durante esse tempo […] é com muito orgulho que eu faço parte dessa história, parabenizo a todos vocês com muita alegria e agradeço a todos, enquanto secretária de saúde, pelo importante e imprescindível trabalho realizado para melhoria da qualidade de vida e de saúde das comunidades do nosso município” disse.

O prefeito Zé Wlisses disse que os agentes de saúde são grandes profissionais. “Essa é uma noite histórica, parabenizo todos vocês, ACS, que prestam um serviço belíssimo a saúde pública do nosso município e também contribuem com outras áreas, trazendo dados importantes. Vocês são grandes pessoas e importantes profissionais, que trabalham pela nossa população”.

O gestor ainda parabenizou sua esposa, a secretária Isamária. “A enfermeira Isamária foi quem começou a conduzir todo esse trabalho de agente comunitário no município. Então, Isa, você também está de parabéns nessa noite pelo importante papel que desempenhou para o primeiro espaço dos ACS no nosso município” disse.

A vice-prefeita, Claudeir Feitosa, disse que o trabalho do ACS é de suma importância no município. “Eu conheci de perto o trabalho do Agente de Saúde e hoje sei o tamanho da importância que tem a atuação de vocês, por que vocês são o elo que liga as famílias à saúde do município. […] Quero parabenizá-los, pois vocês são motivo de orgulho em nossa cidade. Deixo meu abraço a cada um e desejo muita saúde e paz”.

Os agentes ainda foram homenageados com declamações de poemas e cordéis, dedicados especialmente a eles.

Representando os demais, Graça Veloso, falou sobre os 30 anos dos ACS. “Hoje a palavra é gratidão a Deus por estar aqui e também pela pessoa de Isa ter iniciado nosso trabalho. Eu fui da primeira turma de 1991, e foi uma experiência extraordinária que aconteceu na nossa cidade. Isa acompanhou todo tempo, nos formou, capacitou, sempre com muita paciência. Foi muito gratificante” disse.

Emocionada, Graça veloso lembrou das dificuldades da época, mas também dos momentos de alegrias e de todo o apoio que os agentes receberam da enfermeira Isamária. Ao final ela convidou todos os ACS e entregou um presente homenageando a primeira dama.

Logo após foram entregues placas e kits de trabalho para os ACS e por fim servido um jantar, finalizando a noite de comemorações.

Além dos já citados, também prestigiaram o evento, o Secretário de Administração, Edilberto Abdias, Chefe de Gabinete, Magno Dantas, Secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, os vereadores Amâncio Lopes, Zezé Morais e outras autoridades.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS