Connect with us

Simões

Simões realiza 8ª Conferência Municipal e elenca propostas para melhoria da Saúde

Publicado

em

O município de Simões realizou nesta segunda-feira (31), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe a discussão do tema: “O SUS que queremos: desafios e expectativas para além da pandemia”. Simultaneamente, aconteceu também a Conferência de Saúde Mental.

O evento, promovido pela Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, aconteceu no auditório Eridalva Arcanja de Carvalho, contando com a participação de autoridades municipais, gestores e profissionais da saúde, representantes de entidades e da sociedade civil.

Autoridades como o chefe de gabinete Ítalo Magno, representante do Prefeito, Isamária Dantas primeira dama e secretária de Saúde, Claudeir Feitosa, vice-prefeita, vereadores Amâncio José Lopes, Enéas Dias Lima, José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes) e Joaquim Honório da Silva (Ademir); Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nhayra Samyra Carvalho, Secretários Raimundo Nonato Leite (Meio Ambiente ), Ana Gardênia Lopes (Cultura) e Rúbia Moura (Assistência Social), estiveram presentes.

Na solenidade de abertura, o Chefe de Gabinete, Magno Dantas, justificou a ausência do prefeito e deixou os votos do mesmo desejando um evento produtivo. “Venho em nome do prefeito Zé Ulisses justificar a ausência dele, que teve que ir à capital tratar de assuntos pessoais, mas pediu para externar que sabe da importância desse evento e espera que seja uma conferência bastante produtiva, já que esse é o momento em que as propostas devem ser elaboradas para compor o plano anual do município”.

A secretária Isamária Dantas, destacou a importância da conferência. “Gostaria de externar minha alegria por poder participar de um momento tão importante para a saúde do nosso município. Estamos aqui hoje com uma grande e importante responsabilidade. O dever nos chama para a realização da 8ª Conferência de Saúde e etapa municipal da 5ª Conferência de Saúde Mental. Nesse momento podemos reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, garantindo a saúde como um direito humano, e fazendo cumprir a universalidade, equidade e integralidade, com base em politicas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. Avaliaremos também a situação de saúde da nossa população, a estrutura organizacional e processo de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde”.

A gestora da saúde disse que o intuito é garantir cada vez mais avanços para a área. “Enquanto secretária e gestora do SUS, reafirmo meu compromisso de lutar pela melhoria da saúde da nossa população. Enquanto enfermeira que já trabalhou muitos anos na ponta, quero dizer que já vivi assim como vocês, experiências dolorosas por falta de uma estrutura organizacional dos serviços de saúde pública. É notório o quanto avançamos e nosso desejo é avançar muito mais, para assim tornar a saúde pública mais consistente e segura, tanto para os profissionais, quanto para os usuários que dela necessitam”.

Após a fala da secretária de Saúde, a Presidente do Conselho Municipal, Nhayra Samyra, declarou aberta oficialmente a Conferência e fez a leitura do regulamento.

Em seguida, teve início a primeira palestra, que foi ministrada de forma online pelo enfermeiro Kainã Mendes, que abordou o tema central da conferência “O SUS que queremos: desafios e expectativas para além da pandemia”.

Após um momento de intervalo, teve início a segunda palestra, que teve como ministrante a Psicóloga Gilka Mary, que explanou sobre “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Após as palestras, os participantes se dividiram em grupos para discutir os eixos temáticos e elaborar propostas voltadas a ampliação das políticas públicas. As propostas foram apresentadas e aprovadas na plenária final.

Foi realizada também a eleição dos delegados que irão representar Simões na etapa estadual, tendo sido eleitos: Maria do Rosário Carvalho, Renata Sulamita Reis Coelho, Francisco Lopes Macêdo e Adão Macêdo dos Reis.

Ao final do evento, a presidente da conferência, Isamária Dantas agradeceu a todos os participantes e fez a entrega dos certificados.

Publicidade

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS