Connect with us

Simões

Simões realiza conferência e debate sobre “Inclusão, Equidade e Qualidade” na Educação

Publicado

em

Discutindo o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o município de Simões realizou nesta segunda-feira (20), a 4ª Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu no auditório Eridalva Arcanjo, reunindo autoridades do Poder Legislativo e Executivo, secretários municipais, profissionais de educação, representantes de entidades e a sociedade civil.

Estiveram presentes o prefeito Zé Wlisses, primeira-dama Isamária Dantas, Vice-prefeita Claudeir Feitosa, secretária de Educação, Iris Elaine Dantas, presidente da Câmara, Luciano César, vereador Gilson Cândido, secretários, Edilberto Abdias (Administração), Rúbia Moura (Assistência Social), Agnaldo Brito (Transporte), Ana Gardênia (Cultura), Cícero José (Obras), João Marcos (esportes), e Raimundo Leite (Meio Ambiente), Chefe de Gabinete, Magno Dantas, Assessora Jurídica, Alice Feitosa, coordenadora do Polo da Universidade, Maria do Socorro Bento, Coordenador-geral, Dogizete Pereira, colaboradores Pastor Florisvaldo Barbosa, Cássia Ramos, Marizete.

Na abertura, a secretária de Educação, Íris Elaine, destacou a importância da conferência. “Com entusiasmo e esperança, abro a 4ª Conferência Municipal de Educação de Simões. É um momento de muita expectativa, aprendizado e sobretudo, muita reflexão.[…]Paulo Freire insistia que a escola transformadora é a escola do companheirismo e da inclusão. Nessa verdade reside a importância da nossa conferência, que é um espaço democrático, aberto e norteador, para que todos possam participar do processo de discussão, construção e aprovação de metas e estratégias para novo Plano Nacional de Educação, promovendo o seu desenvolvimento em todas as esferas”.

Ela também agradeceu aos profissionais da educação e destacou o apoio do prefeito. “Aproveito o momento para convidar a todos os presentes a serem protagonistas e multiplicadores das ideias nesta conferência. Manifesto também gratidão e reconhecimento pela competência, amorosidade e compromisso de cada um que faz a educação da Rede Municipal de Simões, sobretudo nesse período de pandemia, em que foi imposta uma nova ordem no formato de ensino. Graças a Deus temos também o apoio essencial do nosso gestor, e muitos resultados positivos ao longo dos anos. O prefeito tem a contribuição e preocupação de sempre estar fazendo o melhor pela educação”.

Logo após, os alunos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, encantaram os presentes com uma bela apresentação cultural. Em seguida a formadora do Programa Pro-alfabetização, Erineide Lima, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência na etapa Municipal.

Depois da leitura do Regimento, o prefeito Zé Wlisses se pronunciou. “É uma preocupação da nossa gestão estar fazendo a conferência, para que a secretária, juntamente com os educadores e o nosso município, possam estar tendo o conhecimento das novas temáticas da educação e discutindo oportunidades de melhorias na área, para ofertar cada vez mais um ensino de qualidade aos nossos alunos”.

Em entrevista, o gestor destacou que o desejo é que em 2022, as atividades possam ser 100% retomadas. “Nossa perspectiva é essa e pedimos a Deus que realmente possamos estar voltando a normalidade no próximo ano, continuando nossas atividades não só na educação, mas em todas as áreas, para que a gente possa continuar desenvolvendo o nosso município”.

Após a fala do prefeito, foi realizada a benção do momento e após teve a palestra magna da Conferência, a partir do tema central – “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Publicidade

A palestra foi ministrada pelo conferencista Iwri Paiva, que abordou, entre outros pontos, o uso das tecnologias na sociedade da informação e gestão democrática.

Depois, foram divididos os grupos e discutidos os eixos: o PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação e criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Após as discussões foi servido um almoço e em seguida aconteceu a plenária para apresentação e aprovação das propostas. Ao final, aconteceu a eleição dos delegados, tendo sido escolhidas para representar o município na etapa estadual, Francimeire Carvalho e Graciliana Carvalho.

Encerradas as votações, a secretária de Educação agradeceu a presença e participação de todos e fez a entrega dos certificados aos participantes.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS