Simões

Simões se destaca pela promoção de identificação de famílias de baixa renda que se adequam na ‘Tarifa Social de Energia Elétrica’

Publicado

em

A partir de 2019, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) fez uma parceria com a concessionária de energia Equatorial Energia Piauí para facilitar o acesso das famílias de baixa renda do estado a “Tarifa Social de Energia Elétrica”, que dá direito a descontos na conta que podem variar de 10% a 65%, possibilitando um incremento na renda familiar.

O Piauí, por meio da SASC, viabilizou uma ferramenta tecnológica que permite utilizar a base do Cadastro Único para políticas públicas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, através da qual são identificadas as famílias com direito ao benefício, fazendo a concessão automática pelos dados dos clientes da Equatorial Energia.

No ano de 2021 o Piauí ultrapassou meio milhão de famílias contempladas com a Tarifa Social de Energia Elétrica, colocando o estado na primeira posição nacional em aproveitamento da base do cadastro único para a política pública.

O trabalho dos municípios através dos técnicos dos CRAS e Cadastro Único permitiu alcançar as famílias mais vulneráveis e assegurar a transferência de renda a essa população. Além disso, rendeu frutos com o reconhecimento através da concessão de prêmios para ajudar na prestação dos serviços.

Os municípios que assinaram o Termo de Adesão para a execução da Política Pública da Tarifa Social de Energia Elétrica e uso da Plataforma SASC INTEGRAÇÃO e conforme o desempenho na cobertura de beneficiários acumularam pontos que correspondem a diferentes prêmios.

Simões foi um dos 38 municípios premiados na campanha de Tarifa Social de Energia Elétrica de 2021. Conforme o SASC Integração, o município possui atualmente mais 2.400 famílias contempladas com desconto na conta de energia, o que corresponde uma cobertura de 87%, mesmo considerando um universo de famílias que inclui aquelas de baixa renda que teriam direito ao benefício, todavia não pagam energia porque não têm unidade consumidora.

O gestor do Cadastro Único de Simões, Leomar Carvalho, juntamente com técnicos dos CRAS tem realizado este trabalho de identificação de famílias com direito ao benefício, onde por meio desta ação o município tem acumulado pontos que correspondem a diferentes prêmios.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile