Connect with us

Simões

SIMÕES | Seminário de boas práticas do PVE apresenta ações e resultados da Educação

Publicado

em

As competências priorizadas, aprendizados e resultados da Educação do município de Simões, foram apresentados durante o Seminário de Boas Práticas do PVE, realizado no último dia 12.

O evento foi promovido em parceria, pela Prefeitura Municipal, PVE-Parceria pela Valorização da Educação, Votorantim Energia, Secretaria de Educação, Mobilização Social e escolas da Rede Municipal.

O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Iris Elaine de Carvalho. Em seu pronunciamento, ela disse que foi um ano de desafios. “Reafirmamos que foi um ano desafiador, tivemos que nos reinventar, afinal de contas, iniciamos o ano sem que os nossos alunos pudessem frequentar as escolas […] Procuramos nos dar as mãos e unir nossos objetivos de fazer a educação chegar a todos. Foi um desafio gigantesco, muito esforço foi empregado à difícil missão de não violar o direito à educação de nossas crianças e jovens. E assim iniciamos o ano letivo com muitas esperanças de dias melhores, mas o percurso foi longo e muitas vezes árduo”.

A gestora também falou que através do trabalho realizado em parceria, é possível alcançar bons resultados. “A PVE, a SEMED, Mobilização Social, os mobilizadores e gestores educacionais, acreditam que todos tem um papel relevante na educação das crianças, e por isso firmamos parcerias para otimizar a intenção e o foco das ações para melhoria da educação municipal. Temos a convicção de que juntos podemos fazer mais pela educação por meio do trabalho coletivo. Com muitas mãos e parcerias conseguiremos resultados efetivos com o olhar para além das dificuldades, celebrando e valorizando as conquistas que contribuem para a qualificação da educação”.

Para a secretária, foi possível impactar a vida dos alunos, mas ainda há muito a ser feito. “Confiantes que procuramos fazer a nossa parte, estamos aqui hoje para compartilhar as experiências vivenciadas no decorrer do ano letivo. Com o coração aberto às inovações e à realidade que se apresentava, aprendemos juntos, escrevemos a nossa história e fizemos a diferença na vida dos nossos alunos e seus familiares. Finalizamos mais essa etapa com o sentimento de dever cumprindo, mas também cientes que ainda há muito para ser feito, a fim de que nenhum aluno seja deixado para trás na sua jornada escolar”.

Miqueias Dantas, que integra o grupo Votorantim, disse que Simões tem alcançado resultados positivos. “Simões, no seu segundo ano de PVE (2020) já mostrou para que veio, que tem força, garra e determinação, trazendo o prêmio na mobilização. Conseguimos mais uma vez em 2021 excelentes resultados, e pelo que converso com a equipe, tenho certeza que 2021 também será um ano glorioso, fechado com chave de ouro para o município de Simões. Enquanto Votorantim estamos muito satisfeitos pela parceria, que não é apenas na educação, mas se estende por muitos projetos. 2022 será ainda melhor com nossas atividades presenciais”.

Publicidade

A formadora do Cenpec PVE, Cristiana Moreira, agradeceu e falou que o intuito é sempre fazer a diferença. “Agradeço primeiramente a Deus, à minha família, a vocês amigos que estão sempre participativos, a Iris com a sua liderança, o tempo todo muito atenta, cuidadosa, junto com sua equipe técnica, diretores e professores, fazendo valer a educação, e seguindo em frente mesmo em tempos de pandemia. Estou emocionada, temos carinho, amizade, laços que construímos a favor da educação, de todos os estudantes de Simões. Nosso intenção é sempre fazer a diferença, mesmo nesses tempos de pandemia. Eu acredito na educação e vou sempre ter esperança, do verbo “esperançar”.”

Logo em seguida, a SEMED apresentou as competências priorizadas em 2021, que foram processos de gestão, acompanhamento das aprendizagens e formação continuada. Com atenção voltada a essas prioridades, foram realizadas ações como: planejamento institucionalizado, adesão ao busca ativa escolar, informatização dos documentos escolares; avaliações diagnóstica e de fluência; prova SAEPI, escuta do projeto Borboleta; entrega de atividades no formato drive thru e delivery, plantões nas escolas, reforço escolar através do Programa Saber Mais; formações do volta ao Novo, Pro-Alfabetização na Idade Certa e PVE.

Dr. Hugo Júnior Fernandes, técnico mobilizador do PVE em Simões, agradeceu e disse que todas as conquistas alcançadas, são fruto do empenho de muitos. “Hoje encerramos um ciclo, não como um fim, mas como o começo de um novo horizonte que vamos desbravar. E aqui estou para agradecer a cada um de vocês pela confiança, a Iris, o pessoal da Secretaria de Educação, pelo apoio, aos meus amigos, de modo especial do grupo de mobilização, pela parceria, a cumplicidade, às escolas, os diretores. Tudo que conseguimos até hoje é reflexo de um trabalho constante e diário, feito por várias mãos, com amor e dedicação. O mérito pertence a cada um de nós, pois foi a partir da dedicação de cada um que chegamos até aqui hoje. Agradeço a todos e espero que 2022 seja um ano de muito mais produtividade”.

Ele também apresentou um vídeo sobre as ações desenvolvidas pela frente de Mobilização Social. No mesmo, se pronunciaram destacando a importância do PVE, as mobilizadoras Ana Gardênia e Sandy Nonato e mobilizador Ronael Carvalho.
As ações apresentadas foram: distribuição de máscaras para alunos da rede pública, campanha em parceira com o município em alusão ao 18 de Maio, casinha da leitura na praça pública, setembro amarelo: campanha em combate ao suicídio e campanha de trânsito, Biblioteca virtual: livros ao acesso de todos.

As diretoras Ana Dandara Silveira e Rafaela Macedo, diretoras do CEM e da creche Raimunda Félix, respectivamente, apresentaram as práticas das escolas da rede municipal de ensino da zona urbana.

Entre as ações: renovação do conselho, reuniões de professores, gestão e pais, e com a Secretaria de Saúde; reunião para ouvir os alunos, entrega do kit escolar, entrega de atividades de forma lúdica, encontros pedagógicos, busca ativa presencial, organização das escolas para o retorno das aulas híbridas, entrega do kit alimentação escolar, diagnóstico da leitura dos alunos.

As práticas das escolas da zona rural, foram apresentadas pela diretora da escola Eustáquio Carvalho, Cícera Elvina. A campanha de incentivo à leitura, comunicados e cartas informativas, parcerias com Conselho Tutelar e Secretaria de Saúde, contato pelo whatsapp, entrega de atividades e fichas, busca ativa, foram algumas das ações destacadas.

Apresentações especiais com estudantes também integraram a programação. Alunos do Complexo Escolar Modelo (CEM), apresentaram o poema “Pandemia: a gente que ficou em casa”, uma adaptação do texto de Pedro Bial. Os pequenos da Creche Municipal Professora Raimunda Félix, apresentaram uma dramatização do poema “Caixa mágica de supressa”, do autor Elias José.

Também encantou o público, a escola Eustáquio Carvalho, que em alusão ao dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, apresentou o Afoxé e a Capoeira; e ainda a escola Érico Veríssimo, que destacou a importância do PVE e fez um número musical, envolvendo alunos e pai, que apresentaram uma paródia.

Os diretores das escolas da rede municipal foram homenageados durante o evento com uma mensagem apresentada pela secretária Iris Elaine, e com a entrega de uma rosa a cada um, feita pela aluna Maria Alícia.

Ao final do evento, o prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, fez um breve discurso, em tom de agradecimento. “Essa é uma noite muito especial, de apresentação dos resultados alcançados com o apoio desse programa tão importante. Agradeço a minha irmã e amiga Cris, que tanto tem nos ajudado a crescer a educação do nosso município […]. Parabéns a secretária de educação, os mobilizadores, diretores, coordenadores e secretários das escolas municipais, que fazem cada dia mais nossa educação se desenvolver. Gratidão também aos professores e todos os profissionais da educação, que tanto se dedicam para o crescimento da nossa educação”.

Além dos já citados, participaram do seminário, a primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, Magno Dantas, Chefe de Gabinete, os secretários Edilberto Abdias, de Administração, Rúbia Moura, de Assistência Social, Ednaldo Brito, de Transporte, e Ana Gardênia Macedo, de Cultura, professora Maria das Graças Carvalho, coordenadora e técnica formadora do GDU, professora Edilene Pereira, coordenadora e técnica formadora do GESP, Maria Lucimeire Félix, representando os diretores, professora Teresinha Carvalho, coordenadora da Busca Ativa, professora Cledilma Alencar, representante dos mobilizadores, professora Francineide Sousa, representando os professores, professor Fábio Júnior, representando os pais, e Ronael Carvalho, presidente do Conselho Municipal. Os representantes do grupo Votorantim, Keyla Noronha, mobilizadora, Miqueias Dantas e a formadora Cristiana Moreira, participaram virtualmente.

Veja todas as fotos :

Facebook

MAIS ACESSADAS