Connect with us

Simões

Simões vai às ruas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado nesta quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas ruas da área central da cidade de Simões.

Promovida pelo Governo Municipal, a passeata é parte das atividades da campanha Maio Laranja, e teve a participação de alunos de escolas da rede pública de ensino, autoridades, membros de entidades da rede de proteção às crianças e adolescentes e da sociedade civil, que foram às ruas chamar a atenção para a importância e necessidade de união de todos para o enfrentamento desse grave problema.

O ato partiu do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e encerrou na Praça João XXIII. No percurso foram realizadas paradas de conscientização.

A primeira, na praça matriz, onde os vereadores Francisco Ângelo e Pedro Custódio fizeram uso da palavra.  Na oportunidade, a enfermeira do CAPS, Karielle Gomes, abordou outro tema relevante, a luta antimanicomial, também celebrado no dia de hoje, e que busca a garantia dos direitos humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento mental.

“A luta antimanicomial é uma luta contra o estigma da doença mental, contra o paradigma da psiquiatria clássica e em defesa do respeito as diferenças mentais de cada um e do direito ao cuidado em liberdade.”, disse a enfermeira.

Em seguida, a passeata seguiu em direção à Praça do Sesquicentenário, também conhecida como a Praça das Flores. Lá, outros momentos de conscientização. O vereador Enéas, a assistente social Nadja e o secretário da Pessoa Idosa, Rosenalvo, se pronunciaram em favor da proteção das crianças e adolescentes.  

Publicidade

A última parada aconteceu na Praça João XXIII, onde o vereador Gilson Cândido e a secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, também saíram em defesa da população infantojuvenil.

Em Simões, as atividades do ‘Maio Laranja’ estão sendo desenvolvidas há mais de uma semana. Equipes multiprofissionais visitaram as escolas da rede pública levando orientações e conscientizando os alunos. No dia 18, data símbolo da Campanha, foi realizada a caminhada, e as ações continuam nos meios de comunicação por todo o mês.

Em entrevista, Rúbia convocou a sociedade a vigiar e denunciar. Segundo ela, hoje, o município de Simões tem nove registros de denúncias, mas os casos podem ser bem maiores. “Durante as andanças pelas escolas, encontramos indícios de que existem mais casos. Então, é conscientizar e orientar as crianças sobre o que é o abuso sexual, o que é uma exploração sexual, como acontece, e chamar a atenção dos adultos pra que não acobertem esse tempo de crime, que é inadmissível.”, disse.  

Rúbia orientou que, caso as pessoas não se sintam à vontade para procurar os órgãos locais, como a polícia e o conselho tutelar, que denunciem através do Disque 100. “Toda denúncia que é feita é mantida em total sigilo., afirmou a secretária.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Simões, Magno Dantas, representou o prefeito Zé Wlisses no ato, e falou da importância de lembrar dessa data, o 18 de maio, por simbolizar um tema muito delicado, mas relevante e que precisa ser discutido.

“É importante que nós, enquanto autoridades, mobilizadores sociais que somos, enquanto sociedade, família, estejamos sempre atentos. Se estivermos vigilantes e atentos ao que acontece com essas crianças e adolescentes, nós já vamos estar cumprindo parte do nosso papel social, familiar, que é a proteção das nossas crianças e adolescentes.”, disse, Magno, acrescentando que esse é o compromisso da gestão.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS