Connect with us

Inhuma

Sítios arqueológicos são descobertos e mapeados em Inhuma

Publicado

em

Entre os dias 02 e 06 de agosto, foram realizadas visitas a alguns sítios arqueológicos encontrados recentemente na zona rural de Inhuma, no Piauí.  No município, foram localizadas pinturas rupestres, gravuras e materiais líticos, a pedra polida ou lascada.

O Centro Cultural Francelino de Sousa Araújo, com apoio da Prefeitura de Inhuma, convidou pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, juntamente com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para fazer o reconhecimento, mapeamento e o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA). O objetivo é valorizar potencialidades turísticas e patrimônio artístico-cultural do município.

De acordo com a arqueóloga do IPHAN, Luzia Leal de Oliveira, o município tem grande potencial que, com a parceria do IPHAN, UFPI, Prefeitura Municipal e o apoio da comunidade em geral, pode alavancar a cultura do município. Os locais visitados estão em processo de cadastro e, a princípio, deverão permanecer sem divulgação, afim de preservar as figuras e demais itens de estudo.

Na ocasião também, os pesquisadores visitaram ambientes e personalidades que compõem o patrimônio artístico-cultural de Inhuma, tais como a mestre do reisado, Angelita Lima, o artesão Chagas, artesã e artista plástica Agnélia Veloso, e locais como engenhos, igrejas, fábrica de doce de buriti caseiro, fábricas de cachaça, além de apreciarem a rica e saborosa culinária inhumense.

Facebook

MAIS ACESSADAS