MUNICÍPIOS

Social de São Julião promove grande festa em comemoração ao Dia do Idoso; fotos

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Idoso, aconteceu na noite desta última quarta-feira (26/10), o Forró da Terceira Idade em São Julião.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, e além de celebrar a data, teve como objetivo promover interação entre os participantes, diversão, qualidade de vida e bem-estar.

A festa ocorreu no Clube 3R Pallace e contou com grande adesão dos idosos do município e as convidadas do grupo de capoterapia de Picos. A animação musical ficou por conta do Forrozão Classe A e Damásio Cavalcante

Valberlene, idosa inscrita na capoterapia fala com alegria do forró e diz que sempre convida os idosos para participarem.”É uma maravilha, uma alegria muito grande para gente. A gente sempre convida, e aos poucos vão aparecendo”.

O prefeito Dr. Samuel, esteve presente no evento e falou sobre o cuidado da sua gestão em relação aos idosos.

“O evento aqui desde o início do nosso mandato, 2021, que a secretária de assistência social, na pessoa de minha esposa, tem estado muito atenta com relação principalmente às pessoas na faixa etária que eles trabalham aqui, principalmente o pessoal da fisioterapia, reabilitação, toda essa gama de pessoas que se enquadram e está sendo feito um trabalho com esse pessoal, muito exitoso. Inclusive a gente tá aqui acompanhando em vários eventos que aconteceram, o pessoal participa, tá presente como você pode ver aqui e graças a Deus tem tem sido de bom proveito aqui pra gente. A gente tá muito satisfeito com o trabalho. Eu como sou da área da saúde, me preocupo mais ainda e principalmente com a medicina preventiva, ou seja, aquela que você vai intervir no bem-estar da pessoa antes que ela chegue na porta do hospital, e o trabalho que a gente vem fazendo em cima disso aí tem sido muito exitoso pelos números que a gente vem acompanhando mês a mês de consulta, principalmente na faixa etária que você tá vendo aqui. Isso tem uma alegria muito grande e por isso que a gente tá continuando esse trabalho”, declarou.

A primeira-dama e secretária de assistência social, Thaise Fontes, destaca a preocupação da gestão em desenvolver atividades com os idosos para melhorar a qualidade de vida.

“Desde quando a gente assumiu, a nossa gestão sempre se preocupou em fazer esses encontros com os idosos. Já tinha antes, só que eu sempre me propus a estar presente, a tentar tirar eles do sedentarismo, também envolvendo essa animação para eles e também melhorar a mente, principalmente depois da pandemia, que a gente viu que aumentou bastante a ansiedade e depressão. Fazemos esses encontros quinzenais e hoje resolvemos fazer um encontro maior em alusão ao Dia do Idoso,” disse.

As idosas do Grupo Girassol, que sempre participam dos encontros promovidos pela gestão, foram as convidadas especiais, e atendendo aos pedidos, o professor Denis Costa também marcou presença e realizou um momento de capoterapia, ele explica o que é a a atividade e seus benefícios.

“A capoterapia aqui no município de São Julião vem trazendo vários benefícios. Um deles, é a integração, assim como a melhora na saúde da pessoa idosa, e isso é um um trabalho continuado, não é eventual. A capoterapia vem desenvolvendo saúde de forma plena sendo trabalhada num momento físico, mental e social da pessoa idosa porque é uma modalidade totalmente adaptada para este público, tendo movimentos simples e também a musicalidade.”

Publicidade

A secretária de educação, Valdinara Almeida, prestigiou a noit e falou da importância da festa.

“É um momento de grande importância para os idosos do nosso município, uma iniciativa da nossa primeira-dama Thaise Fontes que trouxe o educador físico pra ter a capoterapia. No tempo da pandemia tivemos a capoterapia intinerante, e hoje nós temos a capoterapia presencial. Hoje ela trouxe esse forró em homenagem ao idoso para que eles sintam-se mais homenageados no seu dia”, pontuou.

Além das presenças já citadas, prestigiaram o evento, as secretárias Ana Célia (Desenvolvimento Rural); Valdinara Almeida (Educação); os vereadores Júnior Rocha, Gracieuda Lopes; a controladora geral do município, Maria Laurentina e toda equipe CRAS, composta pela coordenadora Elayne Costa; as assistentes sociais Lylian e Jade; a psicóloga Débora Barros; a coordenadora do SCFV, Clarisse; a coordenadora do PCF, Marta Rocha e as visitadoras Ceyca, Lucilene Eva e Germânia; as orientadoras sociais, Luzineide, Joiciney e Ana Paula; e a colaboradora Ivoneide.

O dia do idoso é celebrado em 1º de outubro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, durante a realização da Assembleia Mundial do Envelhecimento e a comemoração surgiu com o intuito de qualificar a vida da população idosa, sensibilizando para questões do envelhecimento.

Mais imagens:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile