Sussaupara

Com foco no IDEB, Jornada Pedagógica de Sussuapara abre o ano letivo 2023

Publicado

em

Profissionais da Rede Municipal de Educação de Sussuapara iniciaram nesta segunda-feira (13), a Jornada Pedagógica 2023.

Com o tema “IDEB: Foco na aprendizagem! Juntos, vamos construir uma nova identidade pedagógica” o evento envolve toda a equipe que compõe a Secretaria de Educação do município e foi realizado no Restaurante e Pizzaria O Cearense, com apoio da Prefeitura, na gestão “O futuro a gente faz” do prefeito Dr. Naerton Moura e do vice-prefeito Chaguinha Moura.

O objetivo é trabalhar a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes. O período da jornada é marcado também por momentos de troca de experiências, aprendizados, discussões e reflexões sobre a inovação no ensino.

A abertura da Jornada Pedagógica foi conduzida por Noette Silva, diretora do Departamento Pedagógico. Na ocasião ela fez a apresentação do evento e convocou as autoridades para compor a mesa de honra.

Tomaram assento no dispositivo: Jesuíta Rocha (secretária de Educação), Elsa Inês (coordenadora e representante do Programa PPAIC e Tempo de Aprender), Hélio Marcos (representante do Programa Brasil na Escola e OBMEP), Milena Araújo (representante do Conselho Municipal de Educação), Elisete Rocha (supervisora de ensino), Jailton Rodrigues (coordenador do Programa Brasil na Escola e do Projeto Aprender Mais), juntamente com os vereadores Badim e Lúcia de Dedé.

Noette destacou que 2023 é ano de avaliação externa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Nossa meta é crescer cada vez mais e aumentar o nosso índice de desenvolvimento da educação básica. Dessa forma é importante a participação ativa de todos”, destacou convocando os profissionais para uma interação.

A secretária de Educação, Jesuíta Rocha, Zuíta, em entrevista ressaltou que as expectativas são as melhores possíveis. A gestora enfatizou que no trabalho de Busca Ativa Escolar teve suporte com a disponibilização de ônibus para os agentes educadores.

“Sussuapara está de parabéns por termos conseguido a medalha de bronze na Obmep. Isso é um orgulho para mim e toda a equipe juntamente com o prefeito Naerton e vereadores que estão sempre nos apoiando em todos os sentidos. Os professores estão sempre desenvolvendo o papel deles muito bem, com empenho, e eu fico muito grata por isso”, declarou citando a importância de todos que compõem a Educação Municipal.

Sussuapara foi destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com o aluno do 7º ano A, do Ginásio Municipal Antônio de Barros Araújo, Mateus Rodrigues Rocha, que conquistou medalha de bronze na última edição em 2022.

Na solenidade após o pronunciamento da secretária, a palavra foi facultada para a supervisora de Ensino, Elisete Rocha, que iniciou saudando todos os educadores e equipe em geral.

Publicidade

“Damos o nosso ponta pé inicial com foco principal no Ideb. Sabemos que esse ano é da prova do Ideb que vai medir todo o trabalho realizado. Temos observado o quanto Sussuapara vem crescendo no âmbito da educação”, pontuou.

De acordo com a supervisora, desde o ano de 2015 o município oferece ensino maternal que compreende a idade de 1,8 (um ano e oito meses) até os 3 anos.

“Sussuapara vem em anos luz, em relação a outros municípios. O que deixa a gente mais feliz é que cada gestor que entra, tem aquele carinho especial em ofertar uma educação de qualidade”, disse citando também que já contam com a autonomia através do Conselho Municipal de Educação e demais programas que otimizam a qualidade do ensino.

Palestra

O primeiro dia da Jornada teve como palestrante o pedagogo e assistente social, Railton Pinheiro. Pós-graduado em Supervisão Escolar, Libras e Docência no Ensino Superior, ele trabalhou o tema “Uma visão de futuro: construindo uma nova identidade pedagógica na perspectiva de avaliações externas”.

No contexto do tema foi abordado sobre o que a avaliação possibilita no tocante a avaliação interna e externa; monitoramento da qualidade da educação pública e promoção da equidade; diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas, e utilização dos resultados com foco na identidade escolar.

Publicidade

Além do já exposto acima, foi destacado como fator, o comparativo e mensura da qualidade de anos letivos como por exemplo em um triênio 2019, 2020, 2021; pós-análise (discutir fatores de interferência no desempenho); construção de propostas inovadoras pedagógicas; análise de notas (avaliação que consiste no retrato da efetividade de aprendizagem de alunos – nacional, estadual, municipal ou em cada instituição).

De acordo com o Railton esses dados de análise de notas favorecem a formulação de políticas públicas pelas redes de ensino e propostas de intervenções pedagógicas pelos gestores escolares.

Durante palestra foi desenvolvida a dinâmica da Montanha Russa. Railton explicou que o significado da dinâmica é baseado nas alterações do dia a dia com base no humor entre outros sentimentos. O público presente interagiu na execução da dinâmica e seguiu os comandos fazendo movimentações para baixo, cima e para os lados.

Ele destacou que, há dias que estamos com as vibrações baixas e há dias que elas estão em alta. Além disso fez uma reflexão do “Como você trabalha?” se é pensando logo no final do dia, ou no lazer do fim de semana, em dormir, entre outros pensamentos gerados.

A professora Fernanda Fialho, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), fala sobre a importância da Jornada Pedagógica e avalia de forma positiva.

“A jornada é o pontapé inicial para o ano letivo. Vejo de forma muito positiva porque através dos palestrantes e do assunto desenvolvido a gente vai aprender. Sempre as jornadas pedagógicas elas trazem novidades, descontração, o encontro com os professores, relatos de experiências que são compartilhados uns com os outros. Tudo isso é benéfico e acrescenta para nós”.

Durante o evento foram entregues brindes como camisetas e foi servido lanche aos participantes. Membro da Educação do município e diretora do Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo, Adriana, fez a leitura da oração do estudante como forma de canalizar energias positivas sobre a equipe.

2º DIA

Na terça-feira (14), será o segundo dia da Jornada Pedagógica. O evento terá palestra ministrada por Aucilane de Moura Silva. A professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é consultora educacional e vai trabalhar o tema “O uso de TICs para o desenvolvimento de habilidades”.

Rede de Ensino de Sussuapara

Publicidade

A Rede Municipal de Ensino oferece a Educação Infantil Integral, o Ensino Fundamental I e II Integral, a EJA (Educação para Jovens e Adultos) nas etapas 1a, 2a, 3a, 4a e 5a, além de uma sala de AEE para alunos especiais

As escolas da rede de ensino de Sussuapara são: Elpidio Borges dos Santos (povoado Várzea do Engano), Vila Nova (povoado Vila Nova), José Domingos da Rocha (povoado Abóboras), Matias Francisco de Brito (Tamboril), Eliseu Nunes (povoado Santa Luzia) e Joaquim Avelino de Barros (Salinas), ambas na zona rural. Na zona urbana as unidades de ensino são as escolas anexas São Sebastião (Infantil) e São Sebastião (Fundamental) e o Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo.

Para o primeiro semestre do ano letivo, os dados da Secretaria Municipal de Educação apontam que 861 alunos estão matriculados.

A Secretaria de Educação de Sussuapara é composta por 133 servidores envolvendo professores, diretores, coordenadores, secretários escolares, motoristas, merendeiras, zeladores, entre outros profissionais.

Busca Ativa

Publicidade

No último dia 03 de fevereiro, foi realizada uma reunião com representantes do Selo UNICEF, que são membros da Secretaria de Assistência Social, Saúde, técnicos da Secretaria de Educação e gestores de escolas.

Entre os dias 06 e 10 do corrente mês ficou definida a “Semana D” da Busca Ativa Escolar em todas as localidades do município.

Veja mais fotos do primeiro dia da Jornada Pedagógica

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile