Connect with us

DESTAQUES

Após dez anos, Rio Poti atinge cota de inundação em Teresina; Prefeitura inicia plano de evacuação

Publicado

em

O Rio Poti atingiu nesta sexta-feira (5) a cota de inundação em Teresina, segundo monitoramento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O nível chegou aos 10 metros acima do normal. A última vez que o Poti transbordou foi em 2009, em uma das maiores enchentes vistas na capital do Piauí.

O bairro Água Mineral, na zona Norte, já sente os efeitos da cheia. Os moradores temem que a água do rio, que está a cerca de seis metros de distância, invada suas casas.

Os dois campos de futebol localizados na rua Amitas Floriano já estão alagados. Segundo a Associação de Moradores, há quatro dias a água do rio invadiu a quadra de futebol em pleno campeonato realizado pelos moradores. As famílias reivindicam a transferência para escolas públicas do bairro.

“Estamos com medo. Não queremos sair daqui com água debaixo das pernas”, relatou a auxiliar de serviços gerais, Rosimeire da Silva.

João de Deus Gomes, presidente da Associação de Moradores, relembra que a última vez que ocorreu algo parecido foi em 2009. “Povo esta com medo porque a água está subindo muito rápido”, afirmou.

Publicidade

Os moradores que moram na regiam desde o ano 2000 já contataram a SDU Norte que garantiu o cadastro no programa Cidade Solidária. Alguns  já buscam casas de parentes temendo que o nível do rio aumente durante à noite.

Segundo a CPRM, o Poti deve ultrapassar a cota de inundação no início da noite. Em Prata do Piauí, o nível continua subindo, atingindo 11,40 metros às 15h15h.

Prefeitura de Teresina inicia plano de evacuação de famílias

A Prefeitura de Teresina iniciou, na noite desta sexta-feira (5), a ação de evacuação das famílias ribeirinhas após o Rio Poti atingir cota de inundação. Segundo o monitoramento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a previsão é que o nível deva ultrapassar o volume máximo por volta 2h30 deste sábado (6).

As equipes com caminhões já estão fazendo a remoção das pessoas que moram nos bairros Vila Ferroviária, localizada na zona Sudeste, Vila Mandacaru, na zona Sul, e na Vila Verde, na região do bairro Água Mineral e da Vila Beira Rio, que ficam na zona Norte da capital.

Publicidade

“Hoje a tarde a cota era de 9,81 metros. Contundo, com a água chegando de Prata do Piauí, a previsão é que o Rio Poti chegue a 11 metros na madrugada, ultrapassando a cota máxima de inundação. Já registramos uma rua alagada na Vila Mocambinho e estamos com bombas drenando a água. Outros pontos, como a Curva São Paulo, estão sendo monitorados e as famílias alertadas do risco de alagamentos”, declarou o diretor da Defesa Civil Municipal, tenente Sebastião Domingos.

Prefeitura alerta para alagamento na Av. Raul Lopes — Foto: Jairo Rodrigues

Prefeitura alerta para alagamento na Av. Raul Lopes — Foto: Jairo Rodrigues

Em relação às vias de Teresina, a Prefeitura alerta que o Rio Poti deve transbordar na Avenida Cajuína, próximo à Ponte Wall Ferraz, e na Avenida Raul Lopes, próximo à Jóquei Clube. A população deve ficar atenta e evitar trafegar nesses trechos.

“Considerando tal fato, solicitamos à Prefeitura Municipal de Teresina, ao Corpo de Bombeiros e às Defesas Civis Estadual e Municipal de mantenham e intensifiquem as medidas de prevenção. Ressaltamos que o o nível em Prata ainda está em elevação mas em um ritmo menor, o que deve se refletir em Teresina ao longo do dia de amanhã caso novas precipitações não sejam verificadas na bacia”, alertou o boletim da CPRM.

Fonte: Cidadeverde.com e G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS