Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Com falta de insumos no HUT, familiares de pacientes têm que comprar material para curativos

Publicado

em

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está com falta de insumos. Nesta segunda-feira (19), o irmão de uma vítima de acidente de trânsito internada na unidade relatou ao G1 que teve que comprar material para a troca de curativos do paciente.

Em nota, o HUT afirmou que alguns insumos estão em estoque crítico e que o problema ocorre devido à pandemia da Covid-19, que fez subir a demanda por materiais hospitalares subir. Leia o comunicado na íntegra ao fim da reportagem.

“Quando meu irmão deu entrada, o atendimento na urgência foi satisfatório, mas depois que ele veio para o leito percebemos a falta de materiais, como gaze, esparadrapo, soro e álcool em gel, que não encontramos em lugar nenhum”, relatou o homem, que preferiu não ser identificado.

O irmão do paciente disse ainda que funcionários estão pedindo para os familiares guardarem as bolsas de soro, que é descartável, para serem reutilizadas depois.

“Os pacientes menos graves têm os curativos trocados a cada dois dias. Um dos que está internado no mesmo setor que o meu irmão estava sem trocar porque não tinha esparadrapo e o do meu irmão só foi trocado porque eu comprei”, contou.

O Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares da Enfermagem do Piauí (Senatepi) informou ao G1 que recebeu denúncia sobre a falta de insumos no HUT e que está investigando a situação.

Publicidade

Leia a nota do HUT na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT), informa que alguns insumos hospitalares estão com estoque crítico e esclarece que o problema é decorrente do atual cenário de pandemia ocasionada pela Covid-19, que trouxe como consequência a falta de matéria-prima para a produção de insumos como gaze, álcool e etc.

Além da falta de insumos, as empresas fornecedoras dos pregões estão fazendo diversos pedidos de cancelamento de itens licitados por realinhamento de preço, o que também coopera na dificuldade de suprir os estoques.

Contudo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) responsável pelo abastecimento de insumos médico-hospitalares da rede em Teresina já realizou processo de compra direta emergencial com prazo de regularização dos estoques em até 07 dias.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS