Connect with us

Teresina

Cozinheira faz Enem a 70 km de casa, em Teresina, após erro de digitação na inscrição

Publicado

em

A cozinheira residente em Caxias, no Maranhão, Ana Cláudia Ferreira de Sousa, de 46 anos, precisou se deslocar 70 km para realizar o Enem em Teresina.

Ela conta que a situação foi causada por um erro de digitação. “Eu paguei uma pessoa para fazer a inscrição para mim e houve esse erro. Só percebi quando fui consultar meu local de prova”, contou.

Ela foi uma das primeiras candidatas a chegarem para o segundo dia de aplicação de provas do Enem no campo Uespi Torquato Neto, na Zona Norte de Teresina.

Ana Cláudia, que trabalha como cozinheira em uma residência em Caxias, contou que está fazendo o exame para cursar gastronomia.”É uma vontade antiga minha pela qual estou batalhando há anos, para trabalhar em algo como chef de restaurante”, contou.

Entretanto, ela disse que não está otimista porque acredita que não foi bem na prova do primeiro dia.

Publicidade

“Em certo ponto, eu comecei a chutar todas as respostas, por receio de não conseguir mais ônibus para voltar. Estou no residencial Torquato Neto, que é longe, e não queria perder o ônibus. Gostei do tema da redação, mas acho que me faltou criatividade”, lamentou.

Mais de 83 mil inscritos no estado

O Piauí tem 83.308 pessoas aptas a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Destes, 82.362 farão a versão impressa e 946, a versão digital do Exame. No país todo, são quase 3,4 milhões de candidatos.

O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria, no Piauí, é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio.

O número de inscrições confirmadas representa um aumento de 13,9% em comparação com 2021, quando 73.155 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no estado. Apesar do avanço, a quantidade permanece distante do que era antes da pandemia. A nível nacional, este será o segundo “menor” Enem desde 2007.

Do total, 38.427 estão cursando a última série do ensino médio – destes, apenas 24.461 devem concluir este ano. Outros 43.542 concluíram o ensino médio e 393 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando.

Publicidade

Apenas 29.329, o que equivale a aproximadamente 36%, candidatos inscritos no Piauí pagaram taxa de inscrição para o Enem. Tiveram inscrição gratuita 20.931 pessoas e 32.102 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.

Fonte: G1 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS