Connect with us

GERAL

Estudo prevê dobro de infectados nos próximos 30 dias em Teresina

Publicado

em

A análise epidemiológica realizada pelo COE municipal e pela FMS aponta que, pelas projeções realizadas segundo as estatísticas  da última semana, o número de infectados por unidade de tempo pode dobrar nos próximos 30 dias, o que seria “uma catástrofe sobre o sistema de saúde”, nas palavras do próprio boletim. Os números analisados pelos pesquisadores estimam que a tendência de alta de mortes deve se manter pelas próximas semanas.

“O cenário projeta, ao futuro, manutenção da tendência crescente do número de mortes, visto que a letalidade da doença dentre os casos que requerem atenção é elevada”, conclui a análise.

A avaliação é feita com base na 12ª semana epidemiológica, compreendida entre os dias 21 a 27 de março. O relatório, ilustrado por gráficos, mostra que há seis semanas o número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina eleva-se substancialmente.

Desde o dia 15 de fevereiro, a média móvel de transmissão efetiva, medida pelo índice Rt está acima de 1,0, o que significa um crescimento exponencial, segundo o Imperial College London. Atualmente, esse índice encontra-se em 1,18, ou seja, cada cem pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 118.

Com um cenário trágico como esse, ficar em casa agora, portanto.  não é mais uma questão de opção, mas de necessidade absoluta, porque a rede hospitalar já não tem mais como ampliar o número de leitos de UTI.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS