Connect with us

Teresina

Jacaré de 1 metro é resgatado em quintal de casa no Piauí

Publicado

em

Um jacaré de aproximadamente um metro foi resgatado dentro de uma casa no bairro Lourival parente, zona Sul de Teresina, na noite desta quarta-feira (16). O réptil estava no quintal da residência e foi avistado quando a moradora abriu a porta. Uma equipe da Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal, foi acionada e depois de duas horas conseguiu capturar o animal.

Segundo o gerente da Guarda Ambiental, era por volta das 21h quando foram acionados.

“A moradora disse que abriu a porta de casa e se deparou com o animal de porte médio. A Guarda Ambiental chegou ao local e fez o resgate com sucesso. Devido ao horário e a impossibilidade de deixar no Bioparque Zoobotânico, ele foi solto em local adequado”, conta Teixeira, gerente da Guarda Ambiental.

Somente nos últimos meses, os guardas municipais resgataram cobras, um tamanduá-mirim e até um bicho-preguiça na zona urbana da Capital. De janeiro a agosto, a equipe já atendeu 146 ocorrências, sendo 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações.

Bicho-preguiça resgatado no setor agrícola da UFPI em Teresina  — Foto: GCM Teresina

Bicho-preguiça resgatado no setor agrícola da UFPI em Teresina — Foto: GCM Teresina

Em setembro, um bicho-preguiça foi localizado no Colégio Técnico de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Um tamanduá-mirim foi resgatado de cima de uma árvore em uma casa no Vale do Gavião, na zona Leste, no mês de outubro. Em ambos os casos, os animais foram entregues no Bioparque Zoobotânico para triagem e soltura.

Publicidade

“A orientação, caso encontre algum animal silvestre em residências ou logradouros públicos, é não tentar contato físico com o animal e acionar nossa central 153 para que a equipe especializada seja deslocada até o local e faça o resgate”, orienta Teixeira.

O comandante da GCM de Teresina, André Viana, destaca que as ações ligadas ao Meio Ambiente foram potencializadas com equipamentos doados pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) como ganchos herpetológicos, puçás, pinças, rede de arremesso, macacão apicultor, entre outros.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS