Connect with us

Teresina

Manutenção deixará 80% dos bairros de Teresina sem água no domingo (14)

Publicado

em

A Águas de Teresina informou que no próximo domingo (14) devido a uma manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), cerca de 80% da cidade deve ficar sem abastecimento de água, de 12h até a meia-noite.

A ação faz parte do Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, pois com o início do período onde são registradas as maiores temperaturas no estado, acontece um aumento de até 30% no consumo de água.

A parada programada na ETA Sul será a partir do meio-dia de domingo, 14 de julho. Será realizada pela concessionária a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia, envolvendo mais de 50 colaboradores. Os serviços estão previstos para terminar à meia-noite.

O funcionamento da rede será restabelecido gradualmente após a execução. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro às áreas centrais e depois às regiões mais elevadas da cidade. 

Cerca de 80% da cidade ficará sem abastecimento, por isso a concessionária pede que a população reserve água. Somente os bairros abastecidos pela ETA Norte, na região da Santa Maria da Codipi, não serão afetados.

Publicidade

“Precisamos também do apoio da população a partir do uso racional da água, evitando práticas que contribuem com o desperdício. Por isso, também promovemos campanhas de conscientização, junto a lideranças comunitárias, permitindo o desenvolvimento de estratégias que reforçam o consumo consciente da água.”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Outros investimentos

A Águas de Teresina disse que várias ações estão previstas para serem realizadas no Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ.

“Realizamos ao longo do ano uma série de ações que visam otimizar o fornecimento de água aos teresinenses, proporcionando tranquilidade nesse período mais quente do ano. Apesar de ser um momento em que a temperatura chega a ultrapassar os 40°C, aumentando o consumo de água tratada, a empresa tem realizado investimentos que garantem o padrão de atendimento de acordo com o crescimento da cidade, dando assim continuidade ao abastecimento de forma regular”, destaca o diretor-executivo Renee Chaveiro. 

Entre as ações realizadas pela empresa na cidade estão: instalação de 5 novas unidades de bombeamento (boosters), perfuração de 2 novos poços, 41 interligações no sistema, substituição de 1.106 metros de rede de ferro por PVC e extensão de 3.652 metros de rede de abastecimento. Além disso, estão previstos a modernização dos equipamentos (manutenção ETA Sul), implantação de 6 novos booster, construção de 5 poços, substituição de mais 3.667 metros de rede e extensão de outros 1.120 metros. Ao todo são mais de 41 bairros beneficiados.  

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS