Connect with us

Floriano

Nível do rio Parnaíba sobe em Luzilândia; municípios de Floriano e Teresina registram redução

Publicado

em

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou neste domingo (16) que o rio Parnaíba nas cidade de Luzilândia continua subindo e que está na cota de alerta. Já Floriano registra uma redução, mas ainda continua na cota de alerta, e Teresina está na cota de atenção. A situação pode mudar de acordo com o registro de chuvas.

Na sexta-feira (14), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) realizou uma redução na vazão de 2.000 m³/s para 1600 m³/s na Barragem de Boa Esperança. A barragem apresenta volume útil de 69,35%.

Teresina

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba tem registrado uma redução. Atualmente está em 4,99 m, ou seja, em cota de atenção, portanto abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo prevista uma diminuição do nível nas próximas horas para cota 4,88 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Imagem aérea do encontro dos rios Poty e Parnaíba, em Teresina, Piauí, em 16 de agosto de 2021 — Foto: Magno Bonfim/ TV Clube
Imagem aérea do encontro dos rios Poty e Parnaíba, em Teresina, Piauí, em 16 de agosto de 2021 — Foto: Magno Bonfim/ TV Clube

O rio Poti, na região de Teresina o nível é de 4,72 m, devendo ocorrer uma elevação nas próximas horas com valores em torno de 5,15 m, devido às chuvas observadas e a subida rápida do rio em Prata do Piauí, mas mantendo-se , ainda, em situação de normalidade.

No sábado (15), a chuva ocorrida causou alguns acidentes, com um caminhão ficando pendurado em ribanceira na BR-343 e várias ruas alagadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 518 famílias estão desabrigadas devido às chuvas. A maior parte das famílias atingidas são da Zona Norte de Teresina, onde existem lagoas que acabaram transbordando.

Publicidade

Luzilândia

Já no município de Luzilândia a situação é diferente, já que tem ocorrido um aumento no nível do rio Parnaíba, que atualmente está em 5,17 m, com valor de previsão para as próximas horas de 5,18 m.

A cidade está acima da cota de alerta que é de 5 m, e tem se aproximado da cota de inundação para essa região é de 5,70 m. Os valores podem ser alterados conforme o registro e intensidade de chuvas.

Floriano

Rio Parnaíba invade avenida no município de Floriano — Foto: Dr. Walter Bucar
Rio Parnaíba invade avenida no município de Floriano — Foto: Dr. Walter Bucar

Na região de Floriano, a cota do rio Parnaíba permanece diminuindo e se afasta da situação de perigo. A situação mais alarmante foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

A cota atual do rio Parnaíba é de 6,91 m, continua na cota de alerta, portanto abaixo da cota de inundação por 2,07 m. A cota de inundação é definida em 8,98 m.

Uruçuí

Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí
Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí

O município de Uruçuí possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região. A situação na região também é mais tranquila, já que os dados apontam volumes com vazões da ordem de 1.610 m³/s.

O valor máximo já registrado na região neste ano foi no dia 3 janeiro, com valores próximos a 2.120 m³/s.

Outros rios

O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.

Publicidade

Em Barras, o nível do rio Marathaoan é de 3,40 m, superando a cota de atenção, que é de 3,20 m. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,18 m, devendo manter-se nesse nível nas próximas horas, ainda em situação de normalidade.

Fonte: G1 Piauí |  Foto: Gaspar Bueno

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS