Connect with us

Floriano

Segunda etapa da pesquisa para mapear o coronavírus no Piauí será aplicada em 15 cidades

Publicado

em

O Governo do Piauí, em conjunto com o Instituto Amostragem, vai aplicar a segunda etapa da pesquisa de mapeamento do coronavírus em 15 cidades do Piauí a partir do dia 8 de maio e até o dia 11 de maio. O objetivo é estimar da quantidade de pessoas infectadas pelo vírus no estado.

O levantamento será feito em domicílio, com pesquisadores indo até as residências sorteadas para realizas o teste rápido para a Covid-19. Os municípios que vão participar são: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Coivaras, Piripiri, Picos, Pimenteiras, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, São Gonçalo do Gurgueia, Uruçuí e Valença.

Os profissionais estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto, além de seguir os cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel. A pesquisa está sendo realizada graças à chegada de testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde. Até a primeira etapa do levantamento, o Piauí tinha recebido 33.400 unidades de testes.

Primeira etapa

A primeira fase da pesquisa de mapeamento do coronavírus aconteceu em 14 municípios, entre os dias 21 e 27 de abril. Foram testadas 4.325 pessoas. Dentre elas, cinco testaram positivo para Covid-19, uma taxa de infeção de 0,1156%. A pesquisa considerou gênero, faixa etária, a presença ou não de comorbidade nos entrevistados, se viajou nos últimos 30 dias e isolamento social.

Pesquisa foi realizada em 14 municípios do Piauí — Foto: Divulgação/Ascom

Pesquisa foi realizada em 14 municípios do Piauí — Foto: Divulgação/Ascom

Desse modo, o Instituto de Amostragem estimou que o Piauí apresenta 3.783 infectados pelo novo coronavírus, com margem de erro de 2%. A taxa de transmissão básica (R0) do estado, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Dos 3.783 infectados estimados, podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas.

Publicidade

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS